minas pela paz

Noticias

APAC de Pirapora recebe curso de mecânica de máquinas de costura

Programa Regresso oferece formação para 30 recuperandos da unidade prisional

Os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Pirapora se preparam para aprender um novo ofício. O Programa Regresso – iniciativa do Minas Pela Paz para a promoção de qualificação profissional e geração de renda aos recuperandos e à APACs – em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Sistema Fiemg, levou para o Centro de Reintegração Social a capacitação em Mecânico de Máquinas de Costura. O curso, iniciado hoje (19/11), beneficiará 30 apenados do regime fechado.

Ministrado pela Escola Móvel SESI/Senai, o curso profissionalizante tem o objetivo de preparar os recuperandos para o mercado de trabalho, abrindo novas oportunidades de recolocação profissional. “Durante a implantação da unidade produtiva da Real Minas – empresa da área têxtil – na APAC, verificamos que há uma demanda crescente na cidade para a manutenção de máquinas de costura”, explica o gerente de projetos do Minas Pela Paz, Enéas Melo, destacando que a capacitação foi articulada com o objetivo de solucionar este gap. “Hoje, a mão de obra qualificada neste setor é escassa e, com este curso, teremos a oportunidade de inserir no mercado de trabalho dezenas de profissionais qualificados”, acredita.

Para o encarregado administrativo da APAC, Ubiratã Braz da Silva, a parceria com o Minas Pela Paz é de extrema importância para o processo de ressocialização dos indivíduos. “A expectativa dos recuperandos para esta capacitação é muito grande, pois na cidade há algumas empresas especializadas em costura industrial e apenas um profissional capacitado para atendê-las”, aponta Ubiratã, enfatizando que a oportunidade vem em um bom momento. “A demanda existe e, no atual momento de crise, os recuperandos qualificados terão grandes chances de conquistar um emprego, seja na oficina instalada na APAC ou no mercado externo, quando conquistarem a liberdade”, acredita. A qualificação terá duração de 30 dias.

veja também