minas pela paz

Noticias

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL APONTA FUTURO PROMISSOR PARA DETENTOS EM MINAS GERAIS

O período de privação de liberdade para condenados da justiça tem sentidos diversos para quem está passando por ele. Para muitos, são anos de ócio e desilusão por estarem em um ambiente inóspito e com poucas oportunidades de ressignificação da vida, de suas atitudes, do seu papel na sociedade.

Na maioria das vezes, para essas pessoas, a situação degradante leva a problemas de saúde física e mental. O sentido punitivo da pena é vivido em plenitude, gerando revolta, desestabilidade e resultando em um elevado volume de reincidência criminal dessas pessoas quando voltam ao convívio social.

Para detentos que estão cumprindo suas penas nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, em Minas Gerais, a metodologia baseada na valorização humana, os estudos e o trabalho são um convite para uma nova perspectiva de vida. O Minas Pela Paz oferece suporte à recuperação e ressocialização destes cidadãos a partir da mobilização de parceiros para a oferta de capacitação profissional nas APACs.

No mês de maio, 40 recuperandos da APAC de Inhapim começaram sua capacitação em elétrica predial. A aula inaugural contou com representantes da Prefeitura da cidade, demonstrando o alinhamento do poder público à essa política de inclusão.

A APAC de Frutal deu início ao curso de costura industrial para 30 alunas e iniciou a estruturação de uma oficina de costura para a produção de roupas de cama para atender demandas de clientes da própria cidade e da região do Triângulo Mineiro.

No mesmo segmento produtivo, a APAC de Rio Piracicaba inaugurou sua oficina de costura, celebrando a formatura de outras 30 recuperandas, que com o aval e incentivo do juiz de execução local, Dr. Carlos Pereira Gomes Júnior, passarão a produzir e comercializar peças de roupa de cama. O curso de costura industrial foi executado pelo SESI SENAI, com o aporte recebido do Fundo Nacional de Solidariedade e apoio do Cáritas Brasil.

A iniciativa faz parte do Programa Pró-APAC, realizado pelo Instituto Minas Pela Paz em parceria com a Escola Móvel do SESI/SENAI, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o seu Programa Novos Rumos, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Senac, Tio Flávio Cultural e o apoio da Brazil Foundation.

Aula inaugural do curso de elétrica predial SESI SENAI na APAC de Inhapim. Foto: Denilson Costa

 

veja também