minas pela paz

Noticias

GOVERNADOR VALADARES DISCUTE AÇÕES PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS E APENADOS

Na manhã desta quinta-feira (18/07), a cidade de Governador Valadares sediou uma reunião de líderes empresariais e parceiros locais com o objetivo de promover ações para a inserção de apenados e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. Em um evento organizado pela FIEMG Regional Rio Doce e pelo Minas Pela Paz, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Secretaria de Estado de Defesa Social, os empresários e representantes do poder judiciário e da área de segurança pública discutiram os desafios e oportunidades do processo de inclusão desse público. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, que terminou com grandes expectativas.

Segundo o gerente de projetos do Minas pela Paz, Enéas Melo, a união de esforços das iniciativas pública e privada é fundamental para o desenvolvimento de ações com esse enfoque. “A parceria com o TJMG e demais instituições apoiadoras do Programa Regresso tem-se mostrado de grande valia para  a mobilização da sociedade civil, principalmente, do empresariado, para incentivo às ações de inserção profissional ao público oriundo do sistema prisional”, afirma Melo, destacando que a participação do juiz de execução penal do município, Dr. Thiago Colgano, foi determinante para a implementação do Programa Regresso na região.

Mais do que apresentar a fórmula de sucesso do Programa Regresso, que já qualificou cerca de 2500 apenados e empregou mais de 700 egressos do sistema prisional mineiro, o evento construiu, ao longo da programação, um panorama da segurança pública na região e dos reflexos dessa prática na reincidência criminal. “O objetivo da reunião é desmistificar a contratação de sentenciados e demonstrar, por meio de depoimentos de egressos e empresários atendidos pelo Programa, que, com o engajamento de todos, os benefícios podem ser para toda a sociedade”, explicou Melo.

Estudos dedicados ao assunto comprovam que a probabilidade de reincidência em egressos que trabalham é 63% menor, quando comparados com os que não possuem ocupação profissional. “Ao deixar o sistema penitenciário, grande parte dos ex-infratores desejam reconstruir suas vidas e, muitas vezes, esbarram na falta de oportunidade. Juntos podemos mudar essa realidade”, acredita o gerente de projetos do Minas pela Paz, que acompanhará de perto a implementação do Programa Regresso em Governador Valadares.

veja também