O Instituto Minas Pela Paz desenvolve ações que visam reintegrar socialmente e inserir no mercado de trabalho os detentos e egressos do sistema prisional, cuja ação, tem como consequência direta para a sociedade: enfrentar a violência e a criminalidade utilizando a educação profissionalizante.
A ação que compõe o Programa Pró-APAC é executada em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
Em julho deste ano, tiveram início os cursos profissionalizantes ministrados pelo SENAI-MG, com o patrocínio da MRV, que vão contemplar presos de 22 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados-APAC, além do Complexo Penitenciário Privado – GPA em Minas Gerais.
Estimamos, aproximadamente, certificar 626 alunos nos cursos: panificação, panificação sem glúten e lactose, confeitaria, elétrica predial, mecânico de motos e automóveis, costura industrial, pedreiro de alvenaria, assistente administrativo e operador de computadores.
A articulação com os parceiros, especialmente os juízes de execução penal do Tribunal de Justiça-MG nas localidades, contribuem para fortalecer a formação e a inclusão socioprofissional dos alunos na geração de trabalho e renda, como também apoiar e incentivar as unidades das APACs nas cidades beneficiadas.