minas pela paz

Noticias

Muito mais do que grades – por Liliane Lana

É vivo em minha lembrança o olhar vazio e descolorido de um ex-colega de trabalho diante da notícia da prisão de um dos filhos que, motivado pelo consumo do crack, foi flagrado no tráfico. Mais um entre tantos jovens que tem os desejos e a vida manipulados pela ganância e insanidade do tráfico.

Ainda em meio à dor provocada pela notícia da prisão, iniciava-se o calvário das visitas ao cárcere. Após uma semana árdua de trabalho, os fins de semana eram a rara oportunidade de reencontro para doar ao filho o afeto que pode ter faltado antes que a droga o dominasse. Levantar no meio da madrugada, subir e descer de ônibus, carregando pesadas sacolas de alimentos até acessar o longínquo presídio. Enfrentar intermináveis filas – sob sol e chuva para, então, experimentar algumas poucas horas de contato. Sem falar no constrangimento imposto pelas revistas íntimas quando homens e mulheres – crianças, idosos, grávidas – nus, agacham-se sobre espelhos.

É esta a realidade de muitas famílias que enfrentam obstáculos mas estão presentes no processo de recuperação de filhos ou cônjuges privados de liberdade. Se a prisão da forma como se pratica no Brasil exclui o condenado, minimizando chances de recuperação, acaba por excluir também sua família, fadada às punições impostas tanto pela estrutura provida pelo Estado, como pelo julgamento social. Que estragos tais vivências podem provocar nessas famílias?

Segundo L. Wacquant, o dano do encarceramento não age apenas sobre o detento “mas também, e de modo mais insidioso e injusto, sobre sua família: deterioração da situação financeira, desagregação das relações de amizade e de vizinhança, enfraquecimento dos vínculos afetivos, distúrbios na escolaridade dos filhos e perturbações psicológicas graves, decorrentes do sentimento de exclusão aumentam o fardo penal imposto aos pais e cônjuges de detentos”.

Se a família é o lugar onde buscamos refúgio para lidar com as vicissitudes da vida, o que esperar dessa família sobrecarregada de reveses para apoiar seus membros face a questões tão desestruturantes? A quem caberia o apoio às famílias dos presos? Algumas medidas protetivas cabem, sim, ao Estado no âmbito das políticas sociais. Mas há espaço para uma ajuda ampla, de todos os segmentos da sociedade.

Compreendendo essa realidade foi que o Minas pela Paz escolheu o apoio psicossocial a estas famílias como um dos focos de seu programa de Voluntariado. Mais uma vez, escolhemos apoiar a metodologia APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), ainda que estas unidades sejam ilhas de excelência, livres das condições indignas relatadas acima. Escolhemos como beneficiárias as APACs mais próximas a Belo Horizonte: Nova Lima e Santa Luzia, além de Sete Lagoas e Itaúna.

Se a dor no olhar daquele meu colega te tocou e você acredita que tem algo a oferecer a famílias que atravessam essa situação, seja um voluntário.

Inscreva-se: www.minaspelapaz.org.br/participe

Liliane Lana, gestora de Desenvolvimento Social do Minas pela Paz

veja também