minas pela paz

Noticias

ATITUDES TRANSFORMADORAS – por Ana Veloso

Neide nasceu na Bahia e foi morar em São Paulo aos seis anos de idade. Sua trajetória de vida inclui duros fatos, como a separação da mãe biológica e abuso sexual ainda quando criança; entrada tardia na escola; assassinato do marido quando seu primeiro filho estava com apenas quatro meses e o assassinato de seu filho mais velho por um adolescente envolvido no tráfico de drogas.

Mesmo perante a triste realidade, essa mulher buscou forças para ir além da dor e das dificuldades e hoje é uma referência para os moradores do local onde mora, uma das regiões mais violentas na região metropolitana de São Paulo. Através do projeto “Vida Corrida”, criado por Neide, atualmente mais de 450 pessoas, entre crianças e adultos, em sua maioria mulheres, praticam a corrida como forma de realizar uma atividade física e, mais ainda, gerar energia para encarar os desafios diários vividos por eles.

O enfrentamento dos problemas sociais pode ocorrer como pelo exemplo de Neide, que em sua valiosa e inspiradora atitude pessoal mobiliza e empodera a sua comunidade. Pode surgir também pela atuação coletiva, como é o caso do Minas Pela Paz, instituição que surgiu em 2007 por iniciativa de presidentes das grandes empresas que compõem o Conselho Estratégico da Fiemg, objetivam transformar a vida de pessoas socialmente vulneráveis.

As iniciativas do Minas Pela Paz se direcionam à qualificação e geração de oportunidades de trabalho para detentos e egressos do sistema prisional; ao fortalecimento e expansão da metodologia das APACs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados) e à inclusão de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em programas de aprendizagem. Além disso, está em curso a implantação de um projeto de esporte e educação para promover a cidadania e atuar de forma preventiva quanto ao contato dos jovens com a criminalidade.

Na página de facebook do Minas Pela Paz (www.facebook.com/institutominaspelapaz) compartilhamos na íntegra a experiência da Neide, assim como as ações que realizamos em prol da cultura de paz. Conheça e compartilhe conosco outras histórias que façam acreditar nas transformações que atitudes positivas podem gerar.

Ana Luiza Veloso, gerente de projetos do Minas Pela Paz

hojeemdia22.07.16

veja também