minas pela paz

Além dos Muros

A Fundação AVSI e o Minas pela Paz desenvolveram o Projeto Além dos Muros, que objetivou o fortalecimento das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) de Minas Gerais.

A ação foi financiada pelo Instrumento Europeu para a Democracia e os Direitos Humanos (IEDDH), da União Europeia, o que demonstra o reconhecimento internacional da experiência desenvolvida nas APACs mineiras, associações que favorecem a recuperação, tendo em vista a reintegração social do condenado.

A primeira fase do projeto aconteceu em 2011/2012 e a segunda fase em 2014/2015.

As ações englobaram a capacitação profissional dos gestores das APACs, a qualificação de 100 recuperandos em cursos profissionalizantes e o apoio à implantação de duas unidades produtivas.

Foram 29 as unidades beneficiadas, todas conveniadas à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

  • Resultados

    – Diagnóstico realizado em 26 APACs no Estado de Minas Gerais.
    – Seminários estaduais e internacional divulgando a metodologia APAC e o projeto Além dos Muros.
    – 100 recuperandos qualificados em cursos profissionalizantes.
    – Duas unidades produtivas apoiadas em APACs, sendo uma em Itaúna e outra em Santa Luzia.
    – Livro e DVD produzidos para divulgação e sensibilização sobre a metodologia APAC.

    Reconhecimento do programa como A Abordagem Mais Promissora da plataforma JKP (Jobs Knowledge Platform) do Banco Mundial (Bird).

  • Além dos Muros apresenta a APAC para o BID

    Comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento visitou a unidade de Santa Luzia nesta semana

    No dia 18/02/14, a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Santa Luzia recebeu uma comitiva ilustre. Integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – fonte de financiamento para o desenvolvimento na América Latina e no Caribe visitaram uma APAC pela primeira vez e se mostraram empolgados com o que viram. O encontro foi articulado pela Fundação Avsi, parceria do Minas Pela Paz no projeto Além dos Muros que tem como desafio levar a metodologia APAC para o mundo.

    Durante o encontro, os visitantes puderam conhecer um pouco da realidade das APACs e da alternativa humanizada de execução penal, focada na formação cidadã. Para Enéas Melo, gerente de projetos do Minas Pela Paz, o interesse do BID pela metodologia pode apontar novos horizontes para essa iniciativa 100% brasileira. “O BID é referência em ações de promoção do desenvolvimento sustentável e da redução da desigualdade na América Latina. Por isso, temos certeza de que seu apoio poderá potencializar o alcance da metodologia APAC”, afirma.

    Sobre o BID

    O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)  é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe, apoiando países a reduzir a pobreza e a desigualdade.

    O BID firmou uma parceria com o Estado para solucionar questões ligadas à segurança pública, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e violência.

  • Vídeos