minas pela paz

Noticias

Recuperandos de São João Del Rei se preparam para o mercado de trabalho

Programa Regresso oferece formação em mecânica e designer em sobrancelhas para recuperandos das APACs masculina e feminina

Na última terça-feira, dia 6, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de São João Del Rei recebeu a aula inaugural dos cursos de Mecânica Básica de Automóveis e Designer de sobrancelhas, ministrados, respectivamente, nas unidades masculina e feminina. As capacitações são fruto de um trabalho de articulação do Programa Regresso, iniciativa do Minas Pela Paz para a promoção de qualificação profissional e geração de renda aos recuperandos e à APACs, em parceria com o Sistema FIEMG, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Fiat Automóveis, apoiadora do curso de mecânica. Ao todo, 62 recuperandos serão qualificados.

A APAC de São João Del Rei será a segunda unidade a receber o curso de Mecânica, que é uma novidade no calendário de capacitações do Programa Regresso. A capacitação, que percorrerá todas as APAC do Estado, conta com uma metodologia completa e diferenciada, que alia a expertise educacional da Escola Móvel do SESI/SENAI à tecnologia da Fiat. “Construímos junto com a Fiat, por meio do ISVOR Fiat – Universidade Corporativa da empresa, e a Escola Móvel do SESI/SENAI uma nova metodologia para a aplicação dos conhecimentos, utilizando como base a expertise e experiência de uma empresa atuante no mercado”, explica Maurílio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz, destacando a doação pela empresa de dois carros, equipamentos e o instrumental necessário para as atividades.

Para o presidente da APAC, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, o curso dá aos recuperandos a oportunidade de vislumbrar um futuro melhor, após o cumprimento da pena. “Para nós, esta parceria com o Programa Regresso é muito importante, pois o projeto oferece capacitação profissional aos recuperandos, contribuindo para o alcance da principal proposta do método APAC, o trabalho”, afirma Fuzatto, destacando o seu desejo de construir uma oficina na unidade. “Já estou elaborando um projeto para a captação de recursos que serão destinados à construção de uma oficina na APAC. Assim, os recuperandos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e gerar renda para suas famílias e para o Centro de Reintegração”, conta.

A APAC de São João Del Rei já conta com outra unidade produtiva, a padaria, que foi construída após a realização do curso de panificação no Centro de Reintegração, por meio do Programa Regresso. Segundo Fuzatto, a padaria passará por um processo de expansão de sua estrutura física, nos próximos meses, para atender o crescimento da demanda. “Hoje recebemos muitos pedidos e a nossa estrutura começou a ficar pequena. Com os recursos próprios da padaria, vamos ampliar sua estrutura e a nossa capacidade produtiva”, enaltece o presidente da APAC.

Durante a aula inaugural, a expectativa e o entusiasmo dos recuperandos era evidente. Entre os alunos, uma certeza, a paixão por carros. “Hoje começa a realização do sonho de muitos alunos que estão aqui. É uma oportunidade para que nós mesmos possamos acreditar em nosso potencial e para mostrarmos às nossas famílias que temos caminhos para recuperação e para o trabalho na sociedade”, afirmou o recuperando André G. S.

O curso de Mecânica Básica de Autos terá duração de um mês e capacitará 30 recuperandos em São João Del Rei.

Beleza também é tema de qualificação

Na APAC feminina as recuperandas aprenderão que os cuidados de beleza também podem se tornar uma profissão promissora. A unidade receberá o curso de designer de sobrancelhas, ministrado pela escola móvel SESI/SENAI.

A capacitação ensinará às recuperandas as técnicas necessárias para o processo de modelagem de sobrancelhas, uma das principais demandas dos salões de beleza da região. “O mercado de beleza é amplo e democrático, dando aos seus profissionais a oportunidade de trabalhar em empresas ou, até mesmo, como autônomos”, afirma Pedrosa, destacando que a qualificação profissional é uma vantagem competitiva nesse setor. “As pessoas demandam um serviço diferenciado. Por isso, a capacitação, aliada ao comprometimento e a atualização de técnicas, poderá proporcionar às recuperandas um trabalho digno e rentável”, aposta.  Ao todo, foram disponibilizadas 32 vagas para o curso.

Esta é a segunda capacitação em técnicas de beleza que a APAC recebe. Em agosto deste ano, outras 26 recuperandas se formaram no curso de manicure e já colocam em prática sua formação.

veja também