minas pela paz

Reconhecimento

O sucesso de um trabalho é reconhecido quando se percebe o seu impacto na vida de outras pessoas.

O Minas Pela Paz acredita que a união das iniciativas pública e privada, juntamente com a sociedade civil, pode alcançar grandes resultados. Por isso, trabalha dia a dia na construção de uma sociedade mais justa e segura. Confira algumas das homenagens recebidas pelo Minas Pela Paz.

– PRÊMIO ENATS 2018

No dia 18 de junho o Minas Pela Paz foi um dos vencedores do Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão 2018. O reconhecimento ocorreu na noite de abertura do 14º Encontro Nacional do Terceiro Setor, realizado pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, CeMAIS.

O prêmio, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de reconhecer e divulgar boas práticas de gestão das organizações. A avaliação é elaborada com base na estrutura do Painel GIFE de Transparência e tem como critérios a governança, planejamento de programas e atividades, além da gestão do investimento financeiro.

–  MELHORES ONGs 2017

O Minas Pela Paz está entre as 100 organizações selecionadas pelo Instituto Doar, Revista Época e Fundação Getúlio Vargas como exemplo de transparência, eficiência e governança. Foram 1.560 organizações inscritas e selecionadas por seus processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação, verificando a lisura e gestão eficiente dos recursos em prol dos objetivos finais para a sociedade.

 


–  MEDALHA JASON ALBERGARIA 2017

No 8º Congresso das APACs, realizado em julho de 2017 em São João Del Rei, o presidente do Minas Pela Paz, C. Belini, foi agraciado com a medalha Jason Albergaria, condecoração oferecida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por sua contribuição pelos serviços prestados e exitosas ações de apoio à execução penal. A medalha foi entregue pelo presidente em exercício do TJMG, Geraldo Augusto de Almeida e pelo Dr. Thiago Carneiro, representando o presidente do TJMG, Dr. Herbert Carneiro.


– CERTIFICAÇÃO DA ORDEM DO MÉRITO PENITENCIÁRIO 2017

Ainda no Congresso das APACs, o Minas Pela Paz recebeu a certificação da Ordem do Mérito Penitenciário, oferecida pela FBAC ao MPP pela atuação e pelo fomento à consolidação e expansão da metodologia APAC. A entrega foi feita pelo juiz da execução penal de São João Del Rei Dr. Ernane Barbosa Neves.

Sao Joao Del Rei_MG, 14 de Julho de 2017
8º Congresso das APACs
Foto: Haroldo Junior / FBAC / Projeto VOZ

 


– PRÊMIO BOM EXEMPLO 2015 

O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Cledorvino Belini, foi eleito “Personalidade do Ano” pelo Prêmio Bom Exemplo, uma ação da TV Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e jornal O Tempo.

Uma das importantes iniciativas que impulsionaram a indicação de Belini é sua atuação à frente do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), OSCIP criada a partir da iniciativa de importantes empresas de Minas Gerais com o objetivo de envolver a sociedade na promoção da cidadania e contribuir com o governo no sentido de enfrentar a violência, reduzir a criminalidade e promover a inclusão social por meio da educação, cultura e esporte.

O Prêmio Bom Exemplo, que chega à sexta edição, busca reconhecer e valorizar iniciativas de cidadania em Minas Gerais.

Dr. C. Belini recebe o Prêmio Bom Exemplo 2015 do então prefeito de Belo Horizonte, Sr. Márcio Lacerda.

 


– PRÊMIO CIDADÃOS DO MUNDO 2013

A edição 2013 do Prêmio Cidadãos do Mundo reconheceu dois projetos do Minas Pela Paz. Na categoria Responsabilidade Social, o Programa Regresso conquistou o primeiro lugar por seu trabalho em prol da qualificação e inserção profissional de egressos e apenados do sistema prisional. Já na categoria Projeto Piloto, foi reconhecido o trabalho de desenvolvimento do projeto Acervos Museológicos – democratização do acesso e formação de agentes culturais, que capacita professores e diretores escolares para atuar como agentes culturais para conduzir a formação cultural de alunos das escolas municipais de Belo Horizonte, tendo os museus e espaços públicos como cenário de atuação.

O Prêmio Cidadãos do Mundo é uma iniciativa do jornal Hoje em Dia e pretende valorizar as ações que visam o desenvolvimento sustentável da sociedade, viabilizado pela parceria entre governos, empresas e sociedade civil.

Minas Pela Paz

Marco Lage, Maurílio Pedrosa e Liliane Lana recebem premiação pelos programas Acervos Museológicos e Programa Regresso.

 


– BANCO MUNDIAL DE WASHINGTON

O projeto Além dos Muros, fruto de uma parceria do Instituto Minas Pela Paz com a Fundação AVSI, recebeu um prêmio do Banco Mundial de Washington (EUA), em reconhecimento ao trabalho desempenhado em prol do fortalecimento das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) de Minas Gerais.

 


– CONGRATULAÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais enviou votos de congratulações ao Minas Pela Paz pelo exímio trabalho realizado, em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), na gestão do Disque Denúncia Unificado (DDU). O ofício enaltece os resultados alcançados nos primeiros cinco anos de funcionamento do serviço e aponta o 181 Disque Denúncia como um importante instrumento no combate à criminalidade no Estado.

 


–  ARNALDO NISKIER – membro da Academia Brasileira de Letras, Presidente do CIEE/RJ e ex-Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Doutor em Educação, Arnaldo Niskier escreveu um artigo enaltecendo o trabalho pioneiro do Minas Pela Paz para a democratização do acesso a cultura, a partir do desenvolvimento do projeto “Acervos Museológicos”. O artigo pode ser lido aqui (link para download do artigo).
 


– PRÊMIO SER HUMANO 2012 (case Masb)

A Masb, empresa parceira do Minas Pela Paz, foi a grande vencedora do Prêmio Ser Humano, na categoria Responsabilidade Social Corporativa, em 2012. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG), reconheceu o projeto “A Inclusão de Ex-Detentos no Mercado de Trabalho”, que detalha a experiência da empresa no Programa Regresso.

 


MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA 2010

O Minas Pela Paz foi agraciado com a Medalha da Inconfidência como reconhecimento pelo desenvolvimento gerado em Belo Horizonte e em Minas Gerais por meio de seus projetos em prol da minimização dos riscos sociais.  A premiação é uma das mais tradicionais e importantes concedidas pelo Estado.

Piquini_Medalha Inconfidància_cred Jose Carlos_secomMG

Marco Piquini, à época diretor coordenador do Minas Pela Paz, recebe medalha da Inconfidência em reconhecimento à contribuição do Minas Pela Paz ao desenvolvimento em Belo Horizonte.

 


PRÊMIO SER HUMANO 2009 (case Usiminas)

A Usiminas, uma das sócias fundadoras do Minas Pela Paz, foi condecorada na categoria Responsabilidade Social Corporativa pelo Prêmio Ser Humano, no ano de 2009. Concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG), a premiação reconheceu o trabalho desenvolvido pela empresa na contratação de egressos do sistema prisional, que objetiva reduzir a reincidência criminal, por meio do Programa Regresso.

premio_serhumano002

O Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH-MG, em 2009 e 2012, reconheceu a responsabilidade social da Usiminas e MASB respectivamente pela adesão ao Programa Regresso.