minas pela paz

Acervos Museológicos

Passo a Passo

1º Pilar: Pesquisa de Opinião

Pesquisa de campo com 5.700 pessoas, realizada pela Vox Populi, com o objetivo de determinar o perfil e avaliar a disponibilidade de professores, alunos e seus familiares em consumir cultura em Belo Horizonte e região.

2º Pilar: Formação de agentes culturais

Conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos Culturais, realizado pelo Instituto de Educação Continuada – IEC/PUC Minas – para 228 pessoas (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e professores da rede municipal de educação de BH).

3º Pilar: Imersão Cultural

Visitas guiadas a museus e a outros espaços culturais da cidade para enriquecer a formação, atuando sobre o desenvolvimento da sensibilidade, a estimulação do prazer e a necessidade de consumo e interação com produtos culturais.

Produção e distribuição de material didático pedagógico contendo:

– Vídeo de instrução sobre o projeto para professores – 3.500 cópias

– Cartilhas do projeto

– Caderno do Professor – 4.000 exemplares
– Caderno de Exercícios do Olhar (também para professores) – 4.000 exemplares
– Caderno do Estudante – 83.000 exemplares

– Folder de divulgação do projeto – 20.000 exemplares

4º Pilar: Olimpíada Cultural

Acompanhamento e avaliação dos resultados da imersão cultural, através de estímulos para a produção de trabalhos individuais e coletivos, como resultado do que os alunos apreenderam, sentiram e vivenciaram nas visitas aos museus e a outros espaços culturais da cidade. A Olimpíada consiste na exposições dos melhores trabalhos e suas respectivas premiações.

veja também