minas pela paz

Novos Horizontes

O “Novos Horizontes, Novas Oportunidades” foi um projeto de ressocialização no meio prisional selecionado pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para uso de penas pecuniárias de Belo Horizonte. O projeto foi realizado de agosto de 2015 a abril de 2016.

O projeto teve como objetivo preparar mulheres em cumprimento de pena no regime semiaberto do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (CPFEP) para o processo de inclusão social e geração de renda após o cumprimento da pena, usando – para isso – cursos de formação humana e profissional, com foco no empreendedorismo. A etapa de cursos durou 60 horas/aula por turma e foi realizada pelo Centro de Educação para o Trabalho Virgílio Resi e pela AVSI Brasil. Foram capacitadas 3 turmas, cerificando 52 pessoas.

O diferencial do projeto foi o resgate da autoestima das detentas e o apoio no desenvolvimento de habilidades individuais. Com a orientação de profissionais especializados, as participantes criaram um plano de desenvolvimento de vida (PDV), resgatando as vivências passadas e projetando cenários futuros. Complementarmente, foi desenhada uma trajetória pessoal e profissional para se alcançar as metas traçadas no PDV.

Inclusão cultural

Como uma forma de celebrar a conquista da capacitação para o trabalho e reforçar o processo de inclusão social e cultural dessas mulheres, um grupo de 10 recuperandas foi convidado a visitar a exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz”. A oportunidade de acesso a obras significativas de artistas brasileiros ofereceu uma perspectiva diferente de perceber a vida e buscar estímulo para a ressocialização.