minas pela paz

Programa Pró-APAC

Um importante foco do Minas pela Paz é a ação pelo fortalecimento da metodologia APAC de execução penal.

As APACs – Associações de Proteção e Assistência aos Condenados são organizações da sociedade civil que atuam com os Tribunais de Justiça e as Secretaria Estaduais de Segurança Pública na execução das penas de privação de liberdade de forma humanizada, onde disciplina e confiança andam juntas para se chegar ao objetivo de potencializar a inclusão social de presos após o cumprimento da pena.

Nesse sistema, os condenados se tornam “recuperandos” e passam a seguir importantes elementos que serão a base da rotina de privação de liberdade. Entre esses elementos, o Minas Pela Paz desenvolve iniciativas ligadas ao estudo e ao trabalho, contribuindo para a melhoria da qualificação profissional dos detentos.

Diretamente nas atividades de capacitação, de 2009 a 2023 foram 11.315 certificações e 2.500 contratos de trabalho firmados, sejam com atuação dentro ou fora das APACs.

Outra atividade realizada pelo Minas Pela Paz é a divulgação da metodologia. Nesse sentido, mobiliza permanentemente empresários, formadores de opinião, imprensa, universidade e cidadãos dos municípios para conhecer, acolher e participar das atividades das APACs em cada comarca.

O Programa Pró-APAC, criado pelo Minas Pela Paz, é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Programa Novos Rumos de Execução e Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). Ao longo dos últimos anos vem alcançando êxito e demonstrando que a sinergia entre governo, Judiciário, Legislativo, iniciativa privada e a sociedade civil, sendo reconhecido como um importante caminho para superar preconceitos e transformar realidades.

Para isso, além da parceria com o TJMG e FBAC, outras entidades são fundamentais e realizam um grande trabalho na ressocialização do preso e do egresso, dentre elas o SESI, o SENAI, o SEBRAE, o SENAC e o Tio Flávio Cultural, que forma e qualifica esse público possibilitando que esses cidadãos possam almejar novos e saudáveis desafios em suas vidas.

Ao oportunizar para os presos e egressos do sistema prisional acesso, formação e trabalho, entregamos também dignidade e a chance de um novo começo em sociedade.

  • Metodologia APAC

    A metodologia APAC, desenvolvida com a liderança  do advogado paulista, Dr. Mário Ottoboni, a partir de 1970, atribuiu 12 elementos como base da execução penal, sendo eles:

    1. 1.  Participação da comunidade
    2. 2.  Recuperando ajudando o recuperando
    3. 3.  Trabalho
    4. 4.  Assistência jurídica
    5. 5.  Espiritualidade
    6. 6.  Assistência à saúde
    7. 7.  Valorização Humana
    8. 8.  Família
    9. 9.  Voluntariado
    10. 10. Centro de Reintegração Social
    11. 11. Mérito
    12. 12. Jornada de Libertação com Cristo

    A APAC requer dos recuperandos disciplina, compromisso e dedicação às atividades de manutenção do espaço com uma efetiva produtividade ao longo de todo o dia. Por manter um custo de manutenção reduzido e obter um índice de reincidência criminal inferior percebido no sistema prisional, faz com que a APAC seja reconhecida como uma das mais respeitadas metodologias para o cumprimento de pena no mundo.

    Atualmente, existem 64 APACs no Brasil, sendo que 47 delas estão em Minas Gerais. Todas as APACs são acompanhadas pela FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, instituição responsável por orientar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia, assim como sua expansão no Brasil e exterior.

  • Unidades Produtivas

    Muitas vezes, a qualificação profissional disponibilizada pelo Programa Regresso gera frutos imediatos para a prática profissional, geração de trabalho e de renda para os recuperandos, assim como para suas famílias e para as próprias APACs. Isso se dá na criação ou no fortalecimento de unidades produtivas dentro das unidades prisionais.

    Além de fortalecer as unidades produtivas geridas pelas APACs, o Minas pela Paz estimula as empresas para que implementem e mantenham a suas unidades nessas instituições. Essa iniciativa gera a qualificação do recuperandos, sua remuneração e das APACs, além de benefícios e outros incentivos às empresas. De 2009 a 2023, o Minas Pela Paz estimulou a criação e o fortalecimento de 40 unidades produtivas.

  • Formação humana e profissional

    A parceria do Minas Pela Paz com o SENAC tem proporcionado importantes resultados para as APACs e seus recuperandos. São realizadas em APACs oficinas de preparação para o mercado trabalho, qualificação profissional e doação de livros para o acervo de bibliotecas. A doação dos livros reforça a atuação do Minas Pela Paz e Tribunal de Justiça de Minas Gerais na construção e organização de bibliotecas nas APACs, possibilitando, de acordo com as premissas legais, a remição de pena por leitura de livros literários.

    Outra iniciativa que vem gerando grande impacto nos recuperandos são as ações realizadas pelo Tio Flávio Cultural, que também tem o apoio do SENAC. Além das palestras realizadas pelo Tio Flávio, grupos de voluntários são estimulados a realizar diversas ações em prol dos recuperandos e seus familiares. Nas palestras são abordados temas como responsabilização, perdão, sistema prisional comum e APACs, família, sonhos, trabalho, dentre tantos outros que fazem parte do universo dos detentos. Somente por essas atividades, mais de 5.000 pessoas, entre recuperandos e familiares foram beneficiados.

  • DVDtecas

    A educação continuada dos recuperandos ganhou força nas 39 APACs de Minas Gerais com a entrega, pelo Minas Pela Paz, de DVDtecas disponibilizadas pelo SESI. A DVDteca possui um acervo composto por 864 títulos entre documentários, biografias, programas de entrevista, programas jornalísticos, palestras, literatura comentada, dentre tantos outros conteúdos. O material amplia as possibilidades de atuação dos pedagogos e voluntários que atuam nas APACs de todo o Estado para a formação educacional dos recuperandos.

  • Programa Regresso: encerrado em 2015

    Em 2009, o Minas Pela Paz propôs e foi promulgada uma lei para regulamentar uma subvenção econômica a empresas que contratam egressos do sistema prisional. A Lei 18.401/2009, depois substituída pela Lei 20.848/2013, oferece 2 salários mínimos, durante 24 meses, para cada ex-detento contratado.

    Os candidatos às vagas eram encaminhados às empresas pelo Programa de Reintegração Social dos Egressos do Sistema Prisional do Governo do Estado de Minas Gerais, o PRESP.

    Em paralelo ao estímulo de contratação de egressos do sistema prisional por empresas, o Minas Pela Paz atuou pela melhoria da formação educacional e qualificação profissional dos presos, levando às unidades prisionais cursos de capacitação nas mais diversas áreas, ministrados pelo SENAI.

    As atividades de qualificação ocorreram, inicialmente, em unidades do sistema prisional comum tanto masculinas como femininas, no Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, assim como nas APACs, as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados.

    Pelo Programa Regresso, de 2009 a 2014, em parceria com o PRESP, foram realizadas 548 contratações de egressos pelo mercado de trabalho.

    A partir de 2015, o Minas Pela Paz direcionou seu foco de atuação para as APACs de Minas Gerais, seguindo com a qualificação profissional e intensificando a atuação no fortalecimento das unidades produtivas e atividades de gestão das APACs, assim como realizando mobilizações para a melhoria e o fortalecimento da metodologia.

  • Atendimento

    As ações do Minas Pela Paz através do Programa Regresso foram encerradas em 2015. Entretanto, o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp– programa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp),  segue com o objetivo de favorecer o acesso a direitos e promover condições para inclusão social de egressos do Sistema Prisional, minimizando as vulnerabilidades relacionadas a processos de criminalização e agravadas pelo aprisionamento.

    O programa trabalha com indivíduos que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade.

    Atendimento

    Os egressos podem procurar atendimento nas Unidades de Prevenção à Criminalidade do estado:

     

    Município UPC Endereço Telefone Programas
    Araguari Centro Rua Aurélio Oliveira, 187 – Centro (34) 3241-3425 Ceapa
    Barbacena Regional Barbacena Rua José Antônio Franco, 54, loja 01 – Centro (32) 3331-8020 Projeto de Enfrentamento à Violência Doméstica
    Belo Horizonte Centro Rua dos Guajajaras, nº 1.268, Bloco B – Santo Agostinho, (Edifício JK) (31) 2129-9392 Ceapa e PrEsp
    Belo Horizonte Regional RMBH/Central Edifício Arcângelo Maletta  –  Avenida Augusto de Lima, n° 233, centro – salas 307 e 311 (31) 3224-2775 Se Liga
    Belo Horizonte Cabana Rua São Geraldo, 110 – Paróquia Cristo Luz dos Povos (31) 3321-3447 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Jardim Leblon Rua Inglaterra, 226 – Jardim Leblon (31) 3451-3596 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
     Belo Horizonte Jardim Felicidade Rua Tenente João Ferreira, 75 – Jardim Guanabara (31) 3435-3569 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Minas Caixa Rua Ronaldo Felipe de Sena,23 – Minascaixa (31) 3451-0309 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Morro das Pedras Av. Gama Cerqueira, 1.117 – Jardim América (31) 3377-8657 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Pedreira Prado Lopes Rua Marcazita, 238 – São Cristóvão (31) 3422-5693 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Primeiro de Maio/Providência Rua Doutor Benedito Xavier, 1065 – Providência (31) 3445-2026 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Ribeiro de Abreu Rua Feira de Santana, 12 – Ribeiro de Abreu (31) 3435-9583 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Santa Lúcia Rua São Tomás de Aquino, 538 – Vila Santa Rita de Cássia (31) 3297-5975 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Serra Rua Engenheiro Lucas Júlio de Proença, 73,  2º andar – Serra (31) 3221-5990 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Taquaril Rua Francisco Xeres, 120 – Taquaril (31) 3483-2366 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Vila Cemig/ Conjunto Esperança Rua Atlanta, 10 – Conj. Vila Esperança/ Vila Cemig (31) 3381-5712 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Belo Horizonte Vila Pinho Avenida Perimetral, 700 – Vila Pinho (31) 3387-0102 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Betim Centro Rua São Judas Tadeu, 20- Centro (31) 3531-7591 Ceapa e PrEsp
    Betim Citrolândia Avenida Doutor José Mariano, 743 – Vila Nova (31) 3531-2345 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Betim Jardim das Alterosas Rua Cravina, 130 – Jardim das Alterosas – 2ª Seção (31) 3595-4458 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Betim  Jardim Teresópolis  Rua Duque de Caxias, 401 – Jd. Teresópolis  (31) 3591-6940 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Betim  PTB  Rua Perciliana Ana de Jesus, 214 – Guanabara (31) 3592-9419 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Contagem Centro Rua José da Costa Ferreira, 68 – Alvorada (31) 3390-1465 Ceapa e PrEsp
    Contagem Nova Contagem Av. VP01, 1516, 2º andar – Nova Contagem (31) 3392-8039 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Contagem Ressaca Rua Iguaçaba, 115 – Vila Pérola/ Ressaca (31) 3357-7579 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Curvelo Regional Curvelo Avenida dos Timbiras, 485 – Bairro Tibira (38) 3721-7661 Projeto de Enfrentamento à Violência Doméstica
    Divinópolis Centro Av. 1º de Junho, 218 – Centro (37) 3214-9867  Ceapa e PrEsp
    Governador Valadares Centro Rua Pedro Lessa, 360 – Lourdes (33) 3273-3261 Ceapa e PrEsp
    Governador Valadares Turmalina Rua Cedro, 580 – Turmalina (33) 3272-9838 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Governador Valadares Carapina Av. Dr. Raimundo Albergaria, 31 – Santa Helena (33) 3225-6433 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Ibirité Centro Rua Arthur Campos, 146 – Centro (31) 3599-2823 Ceapa e PrEsp
    Ipatinga Bom Jardim/Esperança Rua Mariano Félix, 53 – Bom Jardim   Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Ipatinga Centro Rua Januária, 156 – Centro (31) 3827-7002 Ceapa e PrEsp
    Juiz de Fora Centro Av. Sete de Setembro, 768 – Costa Carvalho (32) 3212-9714 Ceapa e PrEsp
    Juiz de Fora Olavo Costa Rua Jacinto Marcelino, 25 – Vila Olavo Costa (32) 3235-1023 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Juiz de Fora Regional Zona da Mata Rua Jacinto Marcelino, 25, 2º andar –  Vila Olavo Costa (32)3235-1746 Se Liga
    Montes Claros Centro Rua Padre Eugênio, 96, Bairro Cidade Santa Maria – Montes Claros – Minas Gerais – CEP: 39.401-083 (38) 3222-9680 Ceapa e PrEsp
    Montes Claros Santos Reis Rua Geraldino Machado, 785 – Santos Reis (38) 3212-8116 Fica Vivo! e Mediação de ConflitosSelo Prevenção Minas
    Patos de Minas Regional Patos de Minas Av. Brasília, 85 –  Nossa Senhora Aparecida (34)3823-3759 Selo Prevenção Minas
    Pouso Alegre Jardim Olímpico Avenida José Agripino Rios, 290- Bairro  Jardim Olímpico- Pouso Alegre – Minas Gerais CEP: 37.558-440 (35) 3425-7617 FUNEMP – CEAPA e  Mediação de Conflitos
    Ribeirão das Neves Centro Praça da Esplanada, s/n – Penitenciária José Maria de Alkimin, 10 e 15 (31) 3625-4687 Ceapa e PrEsp
    Ribeirão das Neves Justinópolis Rua Bangu, 76 – Urca (Justinópolis) (31) 3638-2427  Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Ribeirão das Neves Rosaneves Rua Maria das Neves Figueiredo Carlos, nº 200 – Sevilha A (31) 3624-3181 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Ribeirão das Neves Veneza Rua Alexandre França, 490 – Veneza (31) 3626-3078 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Santa Luzia Centro-São Benedito Rua Pirajá 1081 ap 201/202 – Asteca (São Benedito) (31) 3637-2220 Ceapa e PrEsp
    Santa Luzia Palmital AV. Etelvino Souza Lima, 2401 – Conjunto Habitacional Palmital (31) 3635-4647 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Santa Luzia Via Colégio Rua Bahia, 782 – São Benedito- Via Colégio (31) 3636-8725 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Sete Lagoas Centro Rua Juca Cândido, 336 Jardim Cambuí (31) 3775-2572 Ceapa e PrEsp
    Uberlândia Centro Rua Cruzeiro dos Peixotos, 557 – Centro (34) 3224-5430 Ceapa e PrEsp
    Uberlândia Jardim Canaã Rua Betel, 332 – Jardim Canaã (34) 3232-6144 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Uberlândia Morumbi Rua Couvual, 259 – Morumbi (34) 3212-9188 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Uberaba Centro Rua Pires Campos, 95 – Estados Unidos (34) 3321-9925 Ceapa e PrEsp
    Varginha Vila Pinto Rua José Gonçalves Pereira 129, sala 402, 3º Andar – Bairro Vila Pinto – Varginha – Minas Gerais- CEP 37010-500 (32)3212-5277 Ceapa
    Vespasiano Morro Alto Avenida Coletora Três, 90 – São Damião (31) 3621-1191 Fica Vivo! e Mediação de Conflitos
    Vespasiano Centro Rua Sergipe, 159 – Célvia (31) 3621-1112 Ceapa e PrEsp

     

    Diretoria responsável: Diretoria de Atendimento ao Egresso do Sistema Prisional
    Rodovia Papa João Paulo II, nº 4143 – Edifício Minas – 3º andar – Bairro Serra Verde – CEP 31.630-901

    Telefones: (31) 3915-5410 e 3915-5422