minas pela paz

Projeto Horizontes

O Projeto Horizontes teve como principal objetivo promover a qualificação profissional de egressos e pré-egressos do sistema prisional da região de Mariana e Ouro Preto (MG). Além de também ajudar a reestruturar a família da pessoa que estava voltando ao convívio familiar e social.
Lançado em julho de 2010 pelo Instituto Minas pela Paz e Ministério Público do Trabalho, em Minas Gerais (PRT – 3ª região), contou com a parceria da Samarco Mineração, Poder Judiciário local, delegacias, prefeituras de Mariana e Ouro Preto, unidades prisionais, entidades sociais e sociedade civil.
Baseado na dificuldade de recolocação dessas pessoas no mercado formal de trabalho, o projeto articulou parcerias para oferecer uma real oportunidade de reintegração delas à sociedade.
Estudos comprovam que iniciativas como esta ajudam a reduzir os índices de criminalidade e a consequente reincidência no sistema prisional.

Projeto concluído em setembro de 2011. O Relatório de Impacto está disponível no Instituto Minas Pela Paz – (31) 3214-0417.

  • OBJETIVOS PRINCIPAIS

    1. Promover a qualificação profissional de egressos e pré-egressos do sistema prisional dos municípios de Mariana e Ouro Preto.

    2. Incentivar a geração de trabalho e renda na região.

    3. Reduzir os índices de criminalidade e de reentrada no sistema prisional da região.

  • ATIVIDADES

    1. Diagnóstico situacional da região de Mariana e Ouro Preto.

    2. Qualificar profissionalmente os participantes.

    3. Promover a geração de trabalho e renda para egressos e seus familiares.

    4. Acompanhar, sistematizar e avaliar o projeto.

  • O PROJETO HORIZONTES PROPÔS

    1. Uma reflexão sobre o incentivo à prática da nova oportunidade.

    2. A quebra do preconceito e a mudança do paradigma (exigência do atestado de antecedentes).

    3. O resgate da dignidade e da cidadania para esse público, objetivando reduzir a violência e a criminalidade nas nossas cidades e a reentrada no sistema prisional.

  • RESULTADOS

    Por meio de cursos ministrados pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foram beneficiadas cerca de 200 pessoas, entre egressos e familiares. Os egressos aprenderam profissões, como soldador, pedreiro e carpinteiro. Já as famílias puderam cursar aulas de artesanato em madeira e de administração (auxiliar administrativo).

    O Projeto Horizontes foi concluído em setembro de 2011. Mais informações sobre o trabalho realizado e os resultados alcançados podem ser acessadas no Relatório de Impacto.