minas pela paz

Máscaras Pela Paz

 

O Projeto Máscaras Pela Paz foi idealizado em alinhado com o objetivo do Programa Todos Pela Saúde – TPS, no desenvolvimento conjunto, de medidas importantes no enfrentamento da pandemia COVID-19 no território nacional.

Com a produção de máscaras de tecido em unidades prisionais, conhecidas nacionalmente por APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, o Minas Pela Paz visou estimular e potencializar a produção de máscaras realizadas pelos presos em oficinas de costura nas unidades, possibilitando a profissionalização e o estímulo à integração às comunidades, bem como a melhoria da imagem das APACs e dos recuperandos para com sociedade.

Com a doação das máscaras produzidas para as comunidades e diversas instituições onde as APACs estão inseridas, fomentamos oportunidades de efetiva inclusão desse público prisional.

A coordenação e a execução do projeto foram do Instituto Minas Pela Paz que uniu 21 APACs de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Rondônia. Esta iniciativa, realizada em parceria do projeto “Todos pela Saúde”, desenvolvido pelo Itaú Unibanco, foi responsável pela produção de 735.000 máscaras.

Além da parceria com o Programa TPS, o Minas Pela Paz contou com a parceria da FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados; Tribunais de Justiça; governos estaduais e municipais, e, a sociedade civil organizada.

OBJETIVO PRINCIPAL:

Produção de 735 mil máscaras de tecido no período de Setembro de 2020 a Abril de 2021. Estima-se que o projeto tenha envolvido até 500 participantes  na produção das máscaras.

Como estímulo aos recuperandos das APACs envolvidos no Projeto Máscaras Pela Paz, foram entregues 2.100 cestas básicas, repassadas aos familiares desses recuperandos.

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS:

 Contribuição para o enfrentamento do COVID-19 com as máscaras

– Melhoria do relacionamento e na imagem das APACs com as comunidades
– Novas perspectivas para a inclusão social e profissional dos presos
– Presos capacitados para a prática profissional de confecção
– Implantar e fortalecer 40 oficinas de costura nas APACs

LEGADO: 21 unidades produtivas de costura estruturadas nas APACs que visem a profissionalização e geração de trabalho e renda para as APACs e os recuperandos.

 DESTINAÇÃO DAS MÁSCARAS

– Saúde pública local e regiões circunvizinhas
– Segurança pública
– Asilos, creches e comunidades
– Sistema prisional
– Recuperandos das APACs e seus familiares

 COORDENAÇÃO

Maurilio Leite Pedrosa – Gestor (31) 98775.3333
Raphael Rocha Lafetá – Diretor vice-coordenador: (31) 3615-7113
Enéas Alessandro da Silva Melo – Gerente de projetos (31) 98577-1400