minas pela paz

Noticias

À espera de uma nova chance profissional

Mais de 50 recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Nova Lima encontram no curso de Logística do Senac a oportunidade de se qualificar. Idealizada pelo Núcleo de Extensão da Faculdade Senac Unidade Contagem, a iniciativa faz parte Programa Regresso, do Instituto Minas pela Paz.

Segundo a professora Roseane Lisboa, antes de formatar o curso, docentes e alunos da Faculdade Senac realizaram visitas e reuniões com a equipe técnica da Apac para ouvir as demandas e necessidades dos assistidos.

As aulas tiveram início em março e vão até agosto deste ano. “No regime fechado, é feita uma introdução à logística e técnicas de gestão. Já no regime semiaberto, o trabalho dos recuperandos possui foco na profissionalização e no mercado”, explicou. São abordados conceitos de logística, capacidade produtiva, custos operacionais, instalações, além das práticas da marcenaria e da panificadora que estão em funcionamento no local.

Esperança de recomeçar
Há cerca de um ano, instrutores e parceiros do Senac percorrem unidades do sistema prisional e da Apac promovendo atividades como essas, além de treinamentos, workshops, orientação profissional e cursos gratuitos relacionados ao mercado de trabalho. Os conteúdos visam à qualificação de quem tem na inclusão social a esperança de recomeçar. “Nossa proposta é prepará-los para retornar ao mercado, quando saírem do sistema prisional, ampliando suas perspectivas”, explica a coordenadora do Rede de Carreiras do Senac, Ana Roberta da Cruz.

Desde 2013, foram atendidas cerca de 800 pessoas em 12 cidades mineiras, por meio da parceria entre o Senac, o Tio Flávio Cultural, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados e o Instituto Minas pela Paz.

Proprietário de um posto de gasolina em Belo Horizonte, Renato Pedrosa já contratou seis egressos. “Muitos empresários não fazem isso, mas se ninguém der uma oportunidade, eles podem voltar ao crime. Uma das pessoas que contratei foi o melhor funcionário que tive em 25 anos de posto de gasolina”, afirmou.

Contrata-se uma nova vida
Interessados em contratar egressos do sistema prisional podem acessar www.minaspelapaz.org.br e obter mais informações. No site www.rededecarreiras.com.br também é possível encontrar currículos no perfil desejado.

Fonte: Senac Minas

Nova Chance_SENAC_Minas

Senac Minas

veja também