O Programa Pró APAC do Minas Pela Paz patrocinado pela MRV, formará mais de 550 alunos nas APACs e na unidade prisional GPA em Ribeirão das Neves até dezembro/24. Os cursos profissionalizantes ministrados pelo SENAI, tem a parceria da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG.
As APACs de Patrocínio e Paracatu celebraram nesse dia 7 de novembro a formatura dos alunos do curso de Elétrica Predial e 60 alunos foram certificados pelo SENAI e estão aptos a executar serviços de elétrica de qualidade.
Durante as formaturas, aconteceram depoimentos de gratidão e de apoio à qualificação que corroboram para as ações desenvolvidas pelo Instituto com o foco na preparação para o mercado de trabalho e na ressocialização dos detentos.
Um dos alunos da turma de Patrocínio reforçou o aprendizado em seu depoimento: “E graças a oportunidade que nos foi dada e transmitida durante as aulas, eu me sinto pronto para desempenhar com afinco, com confiança e competência, o trabalho de elétrica predial, que nos foi ensinado com empenho e dedicação. Sempre acreditamos que éramos capazes de conseguir aprender. Agradecemos todos os recursos e o tempo que os parceiros investiram em nosso treinamento e profissionalização, bem como o apoio às nossas aspirações de desenvolvimento”.
Desde 2009, mais de 13.000 alunos das APACs e outras unidades prisionais foram certificados em cursos profissionalizantes pelo sistema S, através do programa Pró APAC do Instituto Minas pela Paz.