minas pela paz

Noticias

A ESTRELA – por Maurílio Pedrosa

Criado e coordenado por presidentes de grandes empresas, engajados no desenvolvimento econômico e social do Estado, há dez anos o Minas Pela Paz atua para mobilizar e unir empresas, governos, instituições e cidadãos pela promoção da cultura de paz.

Entregamos resultados importantes para a sociedade, como a consolidação do 181 Disque Denúncia, a realização de um amplo projeto de educação e cultura, o trabalho de inclusão com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e a intensa atuação na qualificação e empregabilidade de detentos e egressos do sistema prisional, especialmente nas APACs – Associações de Proteção e Assistência aos Condenados.

Nas APACs, consolidamos parcerias preciosas, uma delas com os profissionais competentes da agência Nitro. Com ousadia e criatividade, eles desenvolvem o Projeto Voz, que como o próprio nome indica, gera oportunidade para que os detentos falem sobre suas experiências de vida e sobre a privação da liberdade.

Um dos frutos desse projeto é a revista A ESTRELA, que chega agora à sua terceira edição. A equipe da Nitro entra nas APACs e disponibiliza câmeras fotográficas, papel e caneta para que os presos com seu olhar imerso no universo prisional, produzam imagens e histórias, que aos poucos são descortinadas pelo olhar das pessoas presas.

Essa edição da ESTRELA foi feita na APAC Feminina de Rio Piracicaba, a primeira elaborada por mulheres. Pela publicação, revelam como entraram no crime, as causas e consequências dessa situação. Imagens marcantes, realidades impactantes de horror, opressão, violência e transformação. É a arte da produção visual da revista traduzindo o inexplicável, dando voz ao que nunca pensaríamos ouvir.

E a partir dessas páginas somos convidados a ampliar nosso olhar sobre o tema da criminalidade e da segurança no Brasil. Saiba mais através do site: projetovoz.com.

Maurilio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz

veja também