minas pela paz

Noticias

APAC DE CAMPO BELO CONCLUI CURSO DE MECÂNICA DE AUTOS

Ontem foi concluído o curso de mecânica de automóveis na APAC de Campo Belo, promovido pelo Minas Pela Paz. O curso profissionalizante faz parte do Programa Regresso e traz uma metodologia que alia teoria e prática realizada em equipamentos, ferramental e carros disponibilizados pela empresa Fiat. O curso foi desenvolvido em parceria pelo ISVOR Fiat e Escola Móvel do SESI/SENAI e já percorreu 13 APACs em Minas Gerais. A capacitação representa um diferencial competitivo para a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

PROGRAMA REGRESSO

Em 2009 o Programa Regresso foi criado pelo Minas Pela Paz e é realizado em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Programa Novos Rumos. Ao longo dos últimos oito anos, vem alcançando êxito e demonstrando que a sinergia entre Executivo, Judiciário, Legislativo, iniciativa privada e a sociedade civil, sendo reconhecido como um importante caminho para superar preconceitos e transformar realidades. Nesse tempo, foram realizadas 5.394 certificações e 1.280 contratações.

O Programa Regresso oferta aos recuperandos das APACs qualificação educacional, profissional e geração de trabalho e renda que promovem a cidadania, a inclusão social. Para isso, além da parceria com o TJMG e FBAC, outras entidades são fundamentais e realizam um grande trabalho na ressocialização do preso e do egresso, dentre elas o SESI, o SENAI, o SENAC e o Tio Flávio Cultural, que forma e qualifica esse público possibilitando que esses cidadãos possam almejar novos desafios em suas vidas.

Segundo o gestor do Minas Pela Paz, Maurilio Pedrosa, o apoio da iniciativa privada é essencial para o fomento do conhecimento e da geração de renda nas APACs. “As empresas têm expertises próprias que podem contribuir para a capacitação dos recuperandos, como no curso de mecânica, dando a eles novas perspectivas profissionais”, afirma Maurilio.

veja também