minas pela paz

Noticias

ATITUDES TRANSFORMADORAS – por Maurilio Pedrosa

Chegado o período eleitoral começa um importante momento do olhar mais próximo da sociedade para a situação e indicadores dos principais temas para o desenvolvimento dos municípios, estados e país.

Dentre eles, são evidenciados e debatidos a situação da economia, geração de emprego, saúde, educação, cultura, esporte, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança pública, dentre tantos outros. Mesmo com muitas iniciativas exitosas e a evolução positiva de alguns resultados, o Brasil – em todo seu território – apresenta ainda muitas carências e deficiências, escancarando a fragilidade na gestão e demanda de investimentos nos mais diferentes setores.

É justamente nesse período que as pessoas começam a apontar culpados para os enormes problemas brasileiros. Os primeiros citados são os representantes do executivo, legislativo e judiciário, além das grandes empresas e corporações, vistas muitas vezes mais como vilãs do que como parte vital do crescimento e desenvolvimento econômico e social.

Dificilmente a reflexão, nesse período, chega a cada indivíduo, na essência do que cada um está fazendo por sua cidade, seu bairro, sua comunidade. Individualmente, o que estamos fazendo pela coletividade?

É esse o convite que fazemos aqui: busque os desafios que estão postos à nossa sociedade e aja de forma a contribuir, de alguma forma, para a melhoria de pelo menos um deles.

No escopo de atuação do Minas pela Paz – dos seus profissionais contratados e voluntários, por exemplo, estão ações de educação e trabalho para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e recuperandos das APACs, as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados. Mobilizamos cidadãos, empresas, instituições e poder público para oferecer qualificação profissional, apoio psicossocial e geração de trabalho e renda, propiciando inclusão e dignidade para milhares de pessoas e famílias.

Não podemos achar que cabe somente aos outros resolver os problemas comuns. Todos nós podemos, e devemos, ser também parte das soluções. Faça a sua parte e sejamos, juntos, corresponsáveis pela construção de um Brasil melhor.

Maurilio Pedrosa, gestor do Minas pela Paz

veja também