minas pela paz

Noticias

Canal Livre discute o sistema penitenciário brasileiro

Secretário Rômulo participou do programa e PPP Penitenciária foi apontada como contraponto do país

Parte 1

Diante das crises no sistema penitenciário brasileiro, sendo a mais recente a do Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, o Canal Livre convidou o Coronel José Vicente, ex-secretário nacional de Segurança do governo Fernando Henrique Cardoso e o secretário de estado de Defesa Social de Minas Gerais, Rômulo de Carvalho Ferraz, para discutir sobre os problemas a se enfrentar nos presídios do país, incluindo a falta de vagas e o aumento de custos para manter os presos, que crescem em progressão geométrica.

Parte 2

Para falar sobre a situação do sistema penitenciário no Brasil, os convidados Coronel José Vicente e Rômulo de Carvalho Ferraz discutiram nesta parte do programa o maior problema neste sistema: a superlotação. Para contextualizar a discussão, repórteres mostraram a situação de presídios em diferentes regiões do país.

Parte 3

Em discussão sobre o caos no sistema penitenciário no Brasil, os entrevistados Coronel José Vicente e Rômulo de Carvalho Ferraz e os jornalistas discutiram a função de ressocialização dos presos, e os custos de mantê-los nos presídios e para criar novas vagas no país.

Parte 4

O caos que acontece no sistema penitenciário no Brasil também acontece na Europa. Sérvia, Grécia e Itália estão entre os países com maior índice de presos superior à sua capacidade. Os convidados Coronel José Vicente e Rômulo de Carvalho Ferraz discutiram os casos de sucesso da organização do sistema penitenciário em países como o Chile e a África do Sul, que têm modelos diferentes de tratamento ao preso.

Parte 5

No último bloco do Canal Livre que discute o caos no sistema penitenciário brasileiro, o desembargador Sílvio Marques Neto, presidente do GAJ (Grupo de Apoio ao Judiciário) deu seu depoimento sobre o Complexo de Pedrinhas. Entre os detalhes do que o desembargador viu em sua visita ao Complexo desde sua inauguração, está a ociosidade do preso. Os convidados Rômulo de Carvalho Ferraz e Coronel José Vicente discutiram também sobre o uso de maconha nos presídios, e a questão do menor infrator.

Fonte: Band Notícias

veja também