minas pela paz

Noticias

CORAGEM E ESPERANÇA- por Maurílio Pedrosa

A sociedade moderna vem criando cada vez mais estratégias para a atuação e o relacionamento em rede: conexões reais e virtuais que se fazem das mais variadas formas e ligam as pessoas pelos seus interesses, crenças, habilidades e aptidões. Ao mesmo tempo, a sociedade moderna se transformou em um grande arquipélago, em que cada indivíduo vive em sua ilha se dedicando a aquilo que lhe afeta diretamente. Muitas vezes, não há tempo para perder com atividades do dia-a-dia, como cuidar dos filhos, ajudar o próximo ou descascar uma fruta. Prefere-se terceirizar o trabalho e as responsabilidades. Assim, nos eximimos de culpa quando algo sair do controle. Será?

 O crescimento alarmante da criminalidade assombra a vida das pessoas e as enclausura em suas casas. E, de certa forma, somos responsáveis por este cenário. Quantas vezes nos deparamos com ilicitudes ou a iminência de sinistros e fazemos vista grossa? – Afinal, não diz respeito a mim; a segurança é responsabilidade do Estado. Poderia até ser, se o aumento da violência não afetasse, direta ou indiretamente, a vida de todos nós.

É preciso romper com esse pensamento egoísta e compreender que juntos, Estado e sociedade civil, somos mais fortes. Foi baseada nessa filosofia que o Minas Pela Paz e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria, criaram o 181 Disque Denúncia de Minas Gerais, dando voz a todos os mineiros e os colocando como atores essenciais no combate à criminalidade e à prevenção de sinistros.

Há sete anos, o canal de investigação convida os cidadãos a serem os olhos das corporações de defesa social nas comunidades, relatando ao 181 os detalhes de crimes e de riscos iminentes que ocorrem à sua volta. O cidadão faz a denúncia através do número 181 – de forma anônima e gratuita. O sigilo é garantido. Ao denunciar, o cidadão recebe um número de protocolo que deve ser cuidadosamente guardado. As informações são registradas no sistema e encaminhadas a uma equipe de analistas das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Esses servidores analisam, classificam e robustecem a denúncia com informações que auxiliam, ainda mais, na solução do caso. Após a conclusão das averiguações, os resultados e as providências adotadas ficam disponíveis para o denunciante. Assim, após 90 dias e sem se identificar, o cidadão – de posse do número de protocolo – liga para o 181 e obtém as informações com o resultado de sua denúncia.

Desde 2007, quando o serviço foi criado, foram mais de 540 mil denúncias. Ajudamos a solucionar crimes de grande clamor social, como o Caso Elisa Samúdio; e contribuímos para preservar vidas, seja com as prisões e apreensões referentes ao tráfico de drogas – responsável por 63% das denúncias registradas; ou com as averiguações preventivas do Corpo de Bombeiros. Em números, os resultados são ainda mais expressivos: são mais de 106 mil pessoas presas (conduzidas às delegacias); mais de 26 toneladas de drogas tiradas de circulação; e mais de R$ 16 milhões apreendidos, recursos estes, oriundos de atividades ilegais como o tráfico de entorpecentes e os jogos de azar, entre outros resultados. Todo esse esforço só nos faz perceber que, além de um ato de coragem, ao nos manifestarmos almejamos uma sociedade mais justa e mais segura. Saíamos da nossa zona de conforto e exerçamos, com responsabilidade, a nossa cidadania.

Maurílio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz

Hoje em Dai 24.07.15

veja também