minas pela paz

Noticias

DO AMOR NINGUÉM FOGE – por C. Belini

Hoje chego mais uma vez à Itália, como fiz tantas vezes ao longo das últimas décadas, por ser executivo da Fiat no Brasil. Porém, desta vez, chego com um propósito diferente, pois além de representar a Fiat Chrysler Automobiles, represento também o Minas Pela Paz, Instituto que presido desde 2011, em nome dos dirigentes de importantes empresas de Minas Gerais que compõem o Conselho Estratégico da Fiemg.

O Minas Pela Paz foi criado em 2007 para atuar no desenvolvimento de projetos e soluções viáveis em parceria com os poderes constituídos, especialmente na área de segurança pública, para promoção da cultura de paz. Um dos focos de nossa atuação está nas APACs, as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, unidades prisionais que são exemplo de rigor na execução penal de forma aliada à valorização da dignidade humana para a recuperação de presos. A gestão da APAC é feita por funcionários, voluntários, parceiros e pelos próprios presos, sem contar com armas ou polícia.

Nas APACs, o Minas Pela Paz promove ações de educação e qualificação profissional para os recuperandos. Isso faz com que, ao receberem sua liberdade, estejam com um diploma e uma capacitação que favoreça sua inclusão social. Nos últimos sete anos, mais de quatro mil e quinhentas pessoas foram certificadas e mais de mil inseridas no mercado de trabalho.

E é esse o tema que nos faz representar o Brasil em um dos mais relevantes eventos de mobilização social da Europa: o Meeting de Rimini. O evento, que ocorre desde a década de 70, compartilha iniciativas inspiradoras que contribuem para a paz e a união entre os povos e nações. No último ano, atuaram 300 mil voluntários, e participaram do evento mais de 800 mil pessoas, de 70 países diferentes.

A convite da AVSI, instituição parceira do Minas Pela Paz, iremos apresentar o painel “Do Amor Ninguém Foge: APAC – um presídio sem carcereiros”, em conjunto com a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados e com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Será uma preciosa oportunidade para demonstrar a importância do trabalho e de nossa atuação intersetorial que integra as empresas, governos e o terceiro setor, proporcionando relevantes resultados na construção de uma sociedade mais justa. Estamos contando isso para o mundo.

 

C. Belini, presidente do Minas Pela Paz e presidente de Desenvolvimento da Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina

 

Sem título

veja também