minas pela paz

Noticias

EDUCAÇÃO E TRABALHO TRANSFORMAM VIDAS NAS APACs

As APACs são Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, organizações da sociedade civil autorizadas pela justiça e governo a realizar a execução penal de condenados. De forma aliada à disciplina e regulação jurídica, as APACs atuam na busca de recuperar os cidadãos que ali cumprem suas sentenças.

Para o alcance desse objetivo, a metodologia APAC pressupõe a participação ativa dos recuperandos na manutenção das APACs, na organização, limpeza, preparação dos alimentos nas unidades, assim como em atividades de estudo e trabalho.

O Minas Pela Paz proporciona nas APACs atividades de educação e qualificação profissional, que são realizadas pelo SENAI, SESI, SENAC, SEBRAE e outros importantes parceiros.

Em março, foi iniciado o curso de panificação, na comarca de Manhuaçu para qualificar a mão de obra dos recuperandos, potencializando o uso da estrutura de padaria já existente na APAC. Em paralelo à capacitação, o processo de gestão da padaria está sendo revisto, com o objetivo de mobilizar clientes e fomentar o trabalho e a renda para os recuperandos e seus familiares.

Na APAC de Salinas foi ofertado o curso de mecânica de automóveis para 30 recuperandos, uma parceria entre MPP, Fiat Chrysler Automobiles, ISVOR, SESI e SENAI. Além de fortalecer a unidade produtiva de mecânica na APAC, os alunos ampliam muito suas chances de ingressar no mercado de trabalho,

podendo ser contratados por empresas ou empreender o próprio negócio.está crescendo e eu sei que agora posso crescer com ele”.

Já em Itaúna, o mês foi de celebração pela conclusão do curso de costura por 27 recuperandas, todas elas já empregadas na produção de roupas para a marca recém-inaugurada “Meninagem”.

A proposta da marca é unir ética e estética, oferecendo peças de qualidade e gerando inclusão social e empoderamento feminino.

Os resultados foram imediatos, como pode-se perceber pelo relato da recuperanda Lorena Núbia de Paula. “Foi uma experiência totalmente nova em minha vida, nunca tinha costurado e tive um prazer imenso quando terminei a minha primeira peça. O mercado de trabalho da costura está crescendo e eu sei que agora posso crescer com ele”.

 

veja também