minas pela paz

Noticias

Escolas e expectativas renovadas.

Vencedores do projeto Acervos Museológicos receberam aparelhos eletrônicos que prometem tornar o ano letivo muito mais “legal”

   IMG_4858 IMG_4920

Na tarde da última quinta-feira (13/02), os vencedores da Olimpíada Cultural do Projeto Acervos Museológicos receberam os prêmios em reconhecimento aos trabalhos de democratização da cultura desenvolvidos na comunidade escolar. Cerca de 80 pessoas participaram da solenidade, comanda pela Secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, e pela coordenadora do projeto pelo Minas Pela Paz, Eliana Mara. Ao todo 13 escolas das nove regionais foram contempladas.

No momento de entrega dos prêmios, a satisfação no rosto dos professores era evidente. Os equipamentos eletrônicos recebidos chegam às escolas para dar suporte e efetividade aos conhecimentos deixados pelo projeto. Para a Secretária de Educação da capital mineira o Acervos Museológicos foi muito importante para professores e alunos, mas deve ser encarado como um ponto de partida e não um final: “A escola precisa buscar outros olhares, outras experiências, desafios e conhecimentos para que a educação seja encarada como uma linha ininterrupta”.

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Governador Ozanan Coelho (Regional Nordeste), vice-campeã da Olimpíada Cultural, receberam com grande festa e entusiasmo o prêmio por seu projeto Ciranda de Bonecos. Com as câmeras fotográficas em mãos, no alto de sua ansiedade, eles afirmaram que todo o trabalho valeu a pena e que foi uma experiência muito legal. Eliana Mara, coordenadora de execução da iniciativa, destaca a importância do projeto para a construção de uma nova visão de mundo na comunidade escolar. “O maior legado que o Acervos Museológicos deixa é a experiência dentro de cada um dos participantes, que tem o poder de transformar a percepção de outras pessoas com o conhecimento adquirido durante o projeto”, enaltece.

Multiplicando conhecimentos

Apesar de ter encerrado oficialmente a fase de intervenção nas escolas, o trabalho do Acervos Museológicos não chegará ao fim tão cedo, no que depender dos gestores culturais formados pela iniciativa. Na Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto, grande vencedora da Olimpíada Cultural, os desdobramentos do projeto já começam no próximo mês.

Segundo a educadora Jeane Mary Vieira Chequer,  uma dentre os 228 profissionais pós-graduados em Gestão Cultural através do Acervos, uma exposição fotográfica, produzida a partir de registros dos alunos durante as visitas aos museu e espaços culturais, será aberta à comunidade escolar no próximo dia 27. “Queremos tornar público o trabalho que desenvolvemos, pois ele envolveu a escola em sua totalidade. Mais de 41 turmas participaram”, afirma a professora. Na data marcada para a estréia da mostra serão sorteados 35 tablets entre os alunos envolvidos na iniciativa.

veja também