minas pela paz

Trampolim

Fórum Socioeducativo e FECTIPA

Fórum Socioeducativo

O Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte foi criado pela Promotoria da Infância e da Adolescência, em fevereiro de 2014 com o intuito de promover uma política de atendimento socioeducativo humana e transparente, reunindo diferentes instituições que compõe o sistema de garantia de direitos dos adolescentes, em especial aquelas que atendem e acolhem adolescentes autores de atos infracionais.

Sob o escopo do Fórum foram constituídas 12 comissões temáticas para discussão e proposições de ações focadas em temas específicos, dentre elas a comissão de profissionalização, coordenada pelo Minas Pela Paz desde sua criação.

Neste espaço, o Minas Pela Paz vem cumprindo um importante papel de articulador e mobilizador de parceiros para a política de atendimento socioeducativo em Belo Horizonte, potencializando as ações que visam a qualificação e inserção profissional dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e egressos.

Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil de Minas Gerais – FECTIPA

Outro espaço de mobilização estrategicamente relevante na cidade para os objetivos do Projeto Trampolim é o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Minas Gerais (FECTIPA). O FECTIPA é realizado pela superintendência Regional do Trabalho e Previdência Social em Minas Gerais, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Nesse espaço, o Minas Pela Paz aqueceu a discussão da inserção profissional dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e tem conquistado a abertura de portas para a inclusão desses jovens em empresas de Minas Gerais, através da lei da aprendizagem.

veja também