minas pela paz

Noticias

Instituto Minas pela Paz e a SEJUSP assinam Termo de Parceria para fortalecer políticas públicas

Instituto Minas pela Paz e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais através do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, assinam termo de parceria para fortalecer políticas públicas de qualificação profissional e de produção de bens pelos detentos nos estabelecimentos prisionais do Estado.

A assinatura do Termo de Parceria ocorreu nesta semana e terá como objetivo desenvolver ações conjuntas de promoção do acesso de homens e mulheres presos à capacitação técnica, à formação profissional e ao trabalho. A iniciativa contribui para a reintegração social e inserção profissional de indivíduos privados de liberdade em atividades produtivas em 30 unidades prisionais, que serão beneficiados com diferentes cursos de capacitação e com o trabalho na confecção têxtil de lençóis e uniformes, fabricação de fraldas, absorventes, além de vassouras e chinelos.

Esses produtos serão destinados à utilização dos próprios indivíduos privados de liberdade e em benefício dessas unidades prisionais.

O Minas pela Paz fará a co-gestão das oficinas de produção permanentes já existentes em funcionamento nas unidades prisionais e promoverá a profissionalização prevista no Termo de Parceria, que iniciará no primeiro semestre de 2026, se estendendo por cinco anos.

Para nos prepararmos para essa grande responsabilidade que os novos programas de produção e profissionalização de detentos representam, foi necessário a alteração do estatuto para nos fortalecer como Oscip e para nos credenciar como um destacado parceiro institucional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

O termo de parceria foi assinado pelo diretor-geral do Depen-MG, Leonardo Badaró, pela diretora coordenadora do Instituto Minas pela Paz, Rosana Chaves e pelo gestor Maurilio Pedrosa.

Leonardo Badaró destacou que a assinatura desta parceria é um momento histórico para o Governo de Minas, pois representa um investimento significativo na qualificação profissional, tanto por meio do ensino quanto do trabalho. “As atividades de trabalho e ensino são uma realidade em Minas Gerais há muito tempo, inclusive somos uma referência nacional. Esse projeto veio para potencializar essas atividades”, explicou o diretor-geral.

A diretora coordenadora do Instituto Minas pela Paz, Rosana Chaves, salientou: “Nosso ideal é contribuir para a reinserção qualificada da população prisional no mercado de trabalho. Vamos trabalhar para que essas pessoas tenham uma expectativa de vida diferente, no presente e no futuro”.

Em mais de 18 anos de atuação, o Minas pela Paz, iniciativa das maiores empresas de Minas Gerais lideradas pela FIEMG por uma sociedade pacífica e justa, ganha agora envergadura para operar um dos mais importantes programas do Governo de Minas Gerais de produção, capacitação técnica e profissional para ressocialização dos indivíduos privados de liberdade, objetivando enfrentar a reincidência criminal por meio da prevenção.

Mais do que nunca, o Minas pela Paz conta com seus fundadores e mantenedores para estar à altura da missão que lhe foi outorgada pela sociedade e o Governo de Minas Gerais.

veja também