minas pela paz

Noticias

Ligue 181: Faça valer seus direitos – por Maurílio Pedrosa

No último final de semana fui surpreendido pela fala de uma menina de apenas sete anos ao caminhar pelas ruas de um bairro da capital. Ela disse, em tom de indignação: “Toda vez que passamos aqui tem pessoas cometendo um crime nessa esquina! ” Me assustei e percebi, de imediato, que a criança se referia a uma banca de comercialização de CDs e DVDs “piratas”, que efetivamente se instalou no local e que, recorrentemente, pode ser vista por ali.

Para muitos, uma cena comum, já incorporada na dinâmica de grandes cidades, sem maiores consequências. Porém, como bem observado pela pequena cidadã, um crime que pode e deve ser combatido. Somente no ano de 2015, em Minas Gerais, foram apreendidas 53.436 mil unidades de CDs e DVDs ilegais a partir de informações recebidas pelo Disque Denúncia.

O serviço é público e gratuito. As pessoas podem acioná-lo a partir de todos os municípios de Minas Gerais através de uma ligação para o número 181, via telefones móveis e fixos, nas 24 horas do dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

Por esse número são recebidas informações e denúncias de crimes e sinistros, de forma totalmente anônima e sigilosa, resguardando a segurança do denunciante. Esse importante canal subsidia a Secretaria de Estado de Defesa Social, por meio das polícias militar, civil e do corpo de bombeiros e possibilita uma atitude pessoal relevante no enfrentamento da criminalidade e na preservação de vidas e zelo pelo nosso patrimônio.

Para que se possa dimensionar a efetividade dessa ferramenta em prol da segurança, desde que o Disque Denúncia foi implantado em Minas Gerais, há quase nove anos, informações recebidas resultaram na apreensão de mais de 28 toneladas de drogas, cerca de 12 mil armas de fogo e mais de 120 mil unidades de munição para armas. Além disso, denúncias registradas deram suporte para o combate direto ao tráfico de entorpecentes, jogos de azar e crimes ambientais, como incêndios provocados, criação irregular e tráfico de animais silvestres e até riscos de ataques de cães pitbull.

A confiança da sociedade no serviço evolui a cada dia. Na semana passada, a partir de uma denúncia anônima, foi localizado e preso um dos principais líderes do tráfico de drogas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. A denúncia indicou a localização do suspeito em um sítio na cidade de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, que logo foi confirmada pela polícia, que efetivou sua prisão.

Juiz de Fora é a cidade do interior do estado que mais contribui para o Disque Denúncia. No mês de janeiro, uma mulher foi surpreendida pela polícia no bairro Linhares, quando recebia um carregamento de drogas. As informações fornecidas pelo telefone 181 fizeram com que fossem apreendidos, somente nessa ocorrência, 500 quilos de maconha.

O Minas Pela Paz, entidade co-gestora do 181 Disque Denúncia, reforça o convite para que você faça uso desse serviço. Que as iniciativas de cada um de nós estejam aliadas à Defesa Social na busca da melhoria constante da segurança pública.

Maurílio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz

Jornal

veja também