minas pela paz

Noticias

Minas Pela Paz e SENAI promovem encontro de capacitação a instrutores que atuam no Projeto Trampolim

O projeto Trampolim é uma iniciativa do Minas pela Paz de promoção do trabalho protegido para jovens em cumprimento e/ou egressos das medidas socioeducativas. É realizado de forma conjunta com o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, o SENAI, entidades profissionalizantes e empresas.

No dia 14/07 foi realizada uma capacitação para 130  instrutores do Senai de Belo Horizonte e região metropolitana que atuam no Trampolim. A atividade teve como objetivo preparar os profissionais para o início de um novo semestre letivo e para o acompanhamento dos jovens que passarão a integrar seus cursos.

O coordenador do Projeto Trampolim pelo Minas Pela Paz, Ronalte Vicente, apresentou os objetivos do projeto e destacou o perfil dos adolescentes que são encaminhados para os cursos do SENAI ressaltando que são encaminhados os adolescentes que estão em  processo de conclusão da medida e que desejam participar dos cursos no SENAI.

O evento abordou também a temática do “sonhar e realizar”, a partir de uma palestra do Tio Flávio. Em sua fala, Tio Flávio destacou as inúmeras perspectivas que se abrem por meio do trabalho aos adolescentes que já cumpriram ou estão cumprindo medidas socioeducativas e como é significativo manter viva nessas pessoas a capacidade de sonhar. Além disso, enfatizou o tão relevante papel dos educadores ao “transformar vidas através do conhecimento, empatia, proximidade, experiência e respeito”.

A todo momento, foi ressaltada a importância do trabalho de inclusão social proposta pelo projeto Trampolim e os bons resultados alcançados até aqui. De janeiro a junho deste ano, 83 jovens foram beneficiados e estão atuando no mercado de trabalho. Para o segundo semestre, a previsão é que o projeto Trampolim abra as portas dos programas de aprendizagem para mais 82 alunos, em 24 diferentes cursos no Senai. 

TRampolim

veja também