minas pela paz

Noticias

MINISTRO DA JUSTIÇA VISITA APAC DE PARACATU

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, visitou a APAC de Paracatu no dia 8 de abril. O Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, acompanhou a visita, junto com outros parceiros da FBAC e APACs. A visita foi organizada pela Frente Parlamentar de Apoio às Apacs e teve a participação do deputado federal Eros Biondini.

O Ministro Osmar ficou muito impressionado com a organização da APAC de Paracatu, que funciona desde 2003 e tem capacidade para atender até 120 recuperandos. Há 38 APACs em Minas Gerais. As APACs inciaram em São José dos Campos/SP, sob liderança de Dr. Mário Ottoboni. Em Minas Gerais o movimento iniciou em Itaúna, onde há hoje duas APACs, uma masculina e outra feminina.

A APAC masculina de Itaúna é considerada hoje a APAC mãe. A partir de Itaúna as APACs se expandiram para várias cidades mineiras e para outros estados. Atualmente a FBAC está construindo sua sede em Itaúna, juntamente com o Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), que irá acolher estudantes de várias localidades para estudar o Método APAC em teoria e em loco.

Durante a visita o ministro elogiou a APAC e se comprometeu em ampliar as APACs para todo o Brasil: “Aqui está a resposta possível daquilo que a sociedade deseja, que é não só o encarceramento, mas acima de tudo pensar na saída deles: que eles são profissionalizados, que eles são ressocializados. Nós vamos ajudar muito para que nós tenhamos, se Deus quiser, pelo mesos 50 APACs no Brasil, a partir deste modelo que nos convenceu.”

A FBAC muito se alegrou com esta visita e se coloca à disposição para contribuir na ampliação das APACs para outros Estados da Federação. Atualmente há APACs administrando centros de Reintegração Social em Minas Gerais, Paraná, Maranhão e Rio Grande do Norte. Porém, vários outros Estados já possuem APACs juridicamente constituídas e estão em processo de construção de seus Centros. O apoio do Governo Federal será imprescindível para consolidar estas APACs.

www.fbac.org.br // 10/04/17

veja também