minas pela paz

Noticias

Não importa quem você é – por Maurílio Leite Pedrosa

“O importante é o que você diz, não quem você é”. Em qualquer outra circunstância de nosso cotidiano, essa frase soaria mal. Mas ela mostra sua força quando apresentada junto à ferramenta à qual se refere: o 181 Disque Denúncia. Convém que, neste caso, o sigilo seja absoluto. E, em Minas, é assim que acontece.

Lançado em 2007, o Disque Denúncia já ultrapassou 450 mil denúncias registradas. O serviço é uma cogestão do Minas pela Paz em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, funcionando 24 horas por dia, 365 dias no ano.

A denúncia não tem hora para chegar, pois é fruto de uma tomada de decisão do cidadão, que entende que tem um papel a cumprir e que cumpriu e que reuniu conteúdo suficiente para informar uma situação percebida como crime ou sinistro que deve ser investigada. São 45 atendentes treinados para preservar o denunciante, ao mesmo tempo, extrair dele as informações relevantes sobre o fato. Um software, adquirido pelo Minas Pela Paz, dá as bases para o trabalho.

Registrada a denúncia, a informação é encaminhada via sistema à tela do computador dos analistas das corporações policiais e de bombeiros, que disparam o processo investigativo nas unidades de ponta. O denunciante, ao final, recebe uma senha para acompanhar, após 90 dias, o resultado da investigação. Se o esforço é individual, de denunciante para atendente, o resultado, no entanto, é de abrangência sem precedentes.

São muitos os casos solucionados por meio deste recurso de inteligência policial. O furto de armas na Central de Escoltas no entorno do Presídio Dutra Ladeira é um deles. Destaca-se também o episódio de incêndio na Boa Kiss, em Santa Maria (RS), que desencadeou um número recorde de denúncias relativas às casas noturnas em Minas Gerais, que com certeza salvaram vidas.

Apura-se um crescimento de 182% no número de denúncias comparado ao ano anterior. Tem contribuído para isso a experiência acumulada em 7 anos de serviço. Com o Know-how adquirido, filtra-se melhor as denúncias e obtém-se mais informações, permitindo mais chances de sucesso. Com isso, o serviço tornou-se mais eficaz, aumentando em 30% o número de denúncias em relação às chamadas recebidas.

Desde a criação do 181 Disque Denúncia, o tráfico de drogas é o principal crime  denunciado pela população, equivalendo a mais de 65% dos casos. É um delito que movimenta bilhões de reais e desencadeia uma série de crimes. Portanto, desmanchando algumas redes do tráfico de drogas, outras modalidades como o porte de armas, homicídios e roubos também são combatidas.

O Minas Pela Paz comemora os bons resultados com o ator principal do 181 Disque Denúncia: o cidadão. Trabalhamos incansavelmente para conscientizar a população sobre a importância do exercício de cidadania no enfrentamento da criminalidade, vislumbrando o dia em que a redução do número de denúncias recebidas, seja o indicador de uma sociedade melhor, mais justa e mais segura.

Gestor de defesa social do Minas Pela Paz

veja também