minas pela paz

Noticias

NOVAS OPORTUNIDADES DE REALIZAÇÕES NAS APACs DE MINAS

Aula inaugural do curso de Panificação na APAC de Caratinga / Foto: Minas Pela Paz

Abril começou diferente e promissor para 102 alunos, entre recuperandos e recuperandas das APACs de Itaúna, Caratinga e Rio Piracicaba. Foram iniciados os cursos de eletricista predial, panificação e costura industrial, respectivamente nas três cidades, proporcionando uma chance real de recomeço profissional.

 Os cursos nas APACs são realizados a partir da parceria do Minas Pela Paz com SENAI, SESI, SEBRAE, SENAC e Tio Flávio Cultural, que fomentam a educação e o trabalho como forma de ampliar a qualificação profissional dos detentos para que possam ser produtivos  e gerar renda, mesmo no período de privação de liberdade. As atividades recebem o aval e apoio da FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Os parceiros e juízes das comarcas participam ativamente das atividades nas APACs, sendo este um estímulo a mais para a dedicação e envolvimento dos recuperandos.

A aula inaugural do curso de Panificação, em Caratinga, contou com a participação do juiz de execução local, Dr. Consuelo Neto, do juiz diretor do Foro de Caratinga, Dr. Anderson Alves, e dos parceiros do Sistema S, que estimularam o bom desempenho dos recuperandos no curso, ressaltando os benefícios do conhecimento e do trabalho para a vida de cada um.

O SENAC, por exemplo, pela data comemorativa, realizou no mês de abril uma orientação específica aos recuperandos da APAC de Conselheiro Lafaiete para a produção de ovos de páscoa, que depois de produzidos, foram entregues para familiares dos presos e comercializados na comunidade.

O mês foi também de celebrar a conclusão dos cursos de panificação e mecânica de autos. Na APAC de Manhuaçu, participaram da formatura em panificação a presidente da APAC, Dra. Denise Rodrigues, o juiz Dr. Alexandre de Almeida Rocha, o promotor Dr. Carlos Samuel, representantes do Senac Manhuaçu Joseane Conceição Pazeli e Gilvane Hott, o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Mota, parceiros e membros da diretoria da APAC.

A formatura da turma de mecânico de automóveis, em Salinas, ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade, com a presença da presidente da Câmara, Sra. Etelvina Ferreira e vereadores da cidade; do prefeito, Sr. José Antônio Prates; do Sr. Reginaldo Ferreira, empresário da região; Ari Pereira, inspetor da FBAC; Ezio Darioli, gerente SESI e SENAI Região Norte de Minas; presidente da APAC, Sr. Thiago Santos, além de representantes da Polícia Militar e Bombeiros, empresários e familiares dos formandos.

Formatura da turma de mecânico de automóveis, em Salinas. / Foto: APAC de Salinas

 

veja também