minas pela paz

Noticias

PRIMEIRA APAC JUVENIL DO BRASIL É INAUGURADA NA CIDADE DE FRUTAL

Minas Gerais inaugura a primeira APAC Juvenil o Centro Educacional Mário Ottoboni, foi inaugurado no 04 de outubro de 2019 na cidade de Frutal. Destinada a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas a unidade tem capacidade para atender até 60 adolescentes.

A APAC Juvenil Centro Educacional Doutor Mário Ottoboni, é a primeira unidade a aplicar a metodologia apaqueana para os jovens em conflito com a lei. “Não poderemos nos comportar como carcereiros nem como meros tutores, mas não deveremos abrir mão de nossa responsabilidade de orientadores do processo de crescimento e maturação desses jovens, eventualmente infratores, mas potencialmente homens com um futuro a descobrir e construir”, declarou o Desembargador Nelson Missias, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no momento da inauguração da unidade.

Valdeci Ferreira, diretor executivo da FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, lembrou do histórico da metodologia APAC, ressaltando seus inúmeros desafios e as relevantes conquistas em prol da cultura de paz. “Para nós, essa inauguração é motivo de muita alegria e muita esperança. Será feita uma nova experiência, e com isso podemos dizer que o método fica completo: atendimento ao público adulto masculino, adulto feminino e adolescentes em conflito com a lei”, concluiu.

A metodologia da APAC Juvenil foi adaptada ao Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente, esperando-se atingir, nesta experiência, o mesmo diferencial da metodologia aplicada nas APACs para adultos.

Portanto, uma metodologia adequada ao cumprimento da medida socioeducativa, sustentada na responsabilização e na reintegração social de um jovem que cometeu um ato infracional.

veja também