minas pela paz

Noticias

“PROGRAMA DESCUBRA” CHEGA PARA COMPOR A REDE DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM MINAS GERAIS

Mobilização, articulação e parceria. O trabalho em rede caracteriza-se pela soma de esforços em prol de resultados efetivos e perenes. É nisso que o Minas Pela Paz acredita e assim realiza seu trabalho.

Um de seus projetos é o Trampolim, que tem a aprendizagem industrial como estratégia de inclusão social e produtiva de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em Belo Horizonte. O Trampolim iniciou suas atividades em 2014, em parceria com o SENAI e, ao longo dos anos, contou com a participação da ASSPROM, Rede Cidadã, Cruz Vermelha, Junior Achievement e de empresas empregadoras, como a MRV.

A idealização do projeto se deu a partir da experiência prévia de cada instituição, em uma iniciativa até então inédita em Minas Gerais. Não havia métodos e procedimentos implantados ou testados. Sobravam medos, incertezas e dúvidas quando se falava em inclusão profissional deste público. E, para enfrentar esta situação, o Minas Pela Paz reuniu profissionais dedicados e focados no objetivo de fazer a diferença e gerar oportunidades.

A experiência de cinco anos do projeto resultou na consolidação de uma tecnologia social, um jeito de fazer assertivo e uma metodologia sistematizada. Método que se mantem vivo e pronto a se adequar à realidade social ou institucional. Desde 2014, 635 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, sendo que 69 somente no 2º semestre de 2019.

No dia 23 de agosto foi lançado o programa Descubra, idealizado por um comitê estratégico sob a liderança do Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público de Minas Gerais.

Uma nova iniciativa de suporte à oferta de trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas, agora com a possibilidade dos adolescentes ocuparem vagas de emprego nos supermercados da capital.

O Programa conta com a parceria do SENAC, mais um ator do SISTEMA S na capital, que cuidará da formação e profissionalização dos adolescentes.

O Minas Pela Paz cooperou tecnicamente e compartilhou a metodologia e experiência com o Comitê Institucional que construiu o Programa Descubra, que chega para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes no Estado, ampliando as perspectivas de inclusão e desenvolvimento social.

 

veja também