minas pela paz

Futebol

Indo além da relevante atuação nas ações de enfrentamento direto à criminalidade e nas ações de redução da violência e da reincidência criminal, também é objetivo do Minas Pela Paz atuar em programas de minimização de situações de vulnerabilidade para crianças e jovens.

Assim, concretizou uma parceria com a Associação Mineira de Desenvolvimento Humano para a realização do projeto Futebol Minas Pela Paz, que tem a o esporte, educação e cidadania como pilares.

O projeto foi idealizado como forma de maximizar o uso de campos públicos de futebol em Belo Horizonte, agregando atividades de envolvimento direto da comunidade em um projeto de inclusão social. A meta é atender em cada campo, 180 meninos e meninas, de 9 a 14 anos, em atividades de futebol, reforço escolar e a formação cidadã.

A primeira etapa prevê a estruturação de espaço físico nos campos de futebol, construindo módulos com vestiários, sala de aula, espaços para alimentação, administração e armazenamento de materiais. A construção de cada módulo servirá para atender às necessidades básicas de estrutura para realização do projeto e garantir a qualidade da proposta pedagógica do mesmo, além de tornar-se um espaço social multiuso a ser utilizado pela comunidade.

A segunda etapa do projeto é a oferta de aulas de futebol de campo atreladas à participação das crianças e jovens nas atividades de reforço escolar e formação cidadã. Pedagogicamente, o projeto apoia-se na metodologia esportiva da Escola da Bola, nas Diretrizes da UNESCO para a Educação e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

São parceiros do projeto a Prefeitura de Belo Horizonte, a Acttio e o Instituto MRV, além dos patrocinadores do projeto.

Para a realização da etapa de obras, o projeto conta com o patrocínio das empresas AngloGold Ashanti, Cenibra, Vallourec, FCA Services, e com o apoio do Grupo Algar e da FCA Finanças.

Já para a realização das atividades o patrocínio é da Oi Internet, AngloGold Ashanti, Cenibra, FCA Services e Vallourec, com apoio da FCA Finanças.

O projeto Futebol Minas Pela Paz é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e está em fase de implantação.

  • Patrocínio

    – AngloGold Ashanti

    – Cenibra

    – Vallourec

    – FCA Services

    – Grupo Algar

    – FCA Finanças

    – Oi Internet

  • Contatos

    Maurílio Pedrosa

    Gestor

    (31) 3214-0417

    mauriliopedrosa@minaspelapaz.org.br