minas pela paz

Futebol

Indo além da relevante atuação nas ações de enfrentamento direto à criminalidade e nas ações de redução da violência e da reincidência criminal, também é objetivo do Minas Pela Paz atuar em programas de minimização de situações de vulnerabilidade para crianças e jovens. Assim, elegeu a educação e o esporte como os pilares do projeto Futebol Minas Pela Paz.

O projeto foi idealizado como forma de maximizar o uso de campos públicos de futebol em Belo Horizonte, agregando atividades de envolvimento direto da comunidade em um projeto de inclusão social. A meta é atender em cada campo, 180 meninos e meninas, de 9 a 14 anos, em atividades de futebol, reforço escolar e a formação cidadã.

Para a realização e execução do projeto, o Minas Pela Paz conta com a parceria da Associação Mineira de Desenvolvimento Humano, Prefeitura de Belo Horizonte e a fundamental participação do Instituto MRV, além dos patrocinadores do projeto.

A primeira etapa prevê a estruturação de espaço físico nos campos de futebol, construindo módulos com vestiários, sala de aula, espaços para alimentação, administração e armazenamento de materiais. A construção de cada módulo servirá para atender às necessidades básicas de estrutura para realização do projeto e garantir a qualidade da proposta pedagógica do mesmo, além de tornar-se um espaço social multiuso a ser utilizado pela comunidade.

Inicialmente previsto para ser realizado simultaneamente em cinco campos de futebol de Belo Horizonte, a captação de recursos realizada nos anos de 2014 e 2015, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, alcançou valor suficiente para a realização de um primeiro núcleo, que será o piloto de outros núcleos que possam ser implantados posteriormente.

Desta forma, as obras do primeiro campo de futebol serão realizadas no bairro São Gabriel. Está em trâmite no Ministério do Esporte, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de BH, simultaneamente, processos de documentação das próximas etapas, como a emissão do alvará de construção e as orientações para o processo de licitação.

Para a realização da etapa de obras, o projeto conta com o patrocínio das empresas AngloGold Ashanti, Cenibra, Vallourec, FCA Services, e com o apoio do Grupo Algar e da FCA Finanças. Já para a realização das atividades o patrocínio é da Oi Internet, AngloGold Ashanti, Cenibra, FCA Services e Vallourec, com apoio da FCA Finanças.

A previsão é que o projeto de obras seja licitado e realizado no primeiro semestre de 2017 e as atividades de futebol, reforço escolar e cidadania se iniciem no segundo semestre do mesmo ano.

Como forma de viabilizar a expansão do projeto para outras cidades de Minas Gerais, o Futebol Minas Pela Paz foi aprovado, em 2016 na Lei Estadual de Incentivo Fiscal, que pode contar com incentivos oriundos do ICMS. Com a atuação conjunta da Associação Ajudou – proponente do projeto, e da empresa Cenibra – que já disponibilizou espaço físico para a realização das atividades, a expectativa é de que em 2017 se possa iniciar um núcleo na cidade de Belo Oriente. O projeto da Lei Estadual está em fase de captação de recursos.

  • Patrocínio

    O Projeto Futebol Minas Pela Paz está aprovado na Lei Estadual de Incentivo Fiscal, que pode contar com incentivos oriundos do ICMS. Com a atuação conjunta da Associação Ajudou – proponente do projeto, e da empresa Cenibra – que já disponibilizou espaço físico para a realização das atividades, a expectativa é de que em 2017 se possa iniciar um núcleo na cidade de Belo Oriente. O projeto da Lei Estadual está em fase de captação de recursos.

    Os interessados em conhecer os detalhes do projeto em Belo Oriente, podem entrar em contato conosco: anaveloso@minaspelapaz.org.br

  • Contatos

    Ana Luiza Veloso

    Gerente de projetos

    (31) 3214-0417

    anaveloso@minaspelapaz.org.br