minas pela paz

Noticias

REALIZAÇÃO E COMPROMISSO – por Enéas Melo

O Minas Pela Paz tem o compromisso com a promoção da cultura da paz, por meio da inclusão social, tendo em vista a transformação da vida de pessoas socialmente vulneráveis. Para isso, implementa programas e projetos que se alinham com essa missão.

Em todas as suas iniciativas, articula parceiros e mobiliza a sociedade para a oferta de oportunidades de inclusão, além de promover o debate e a reflexão sobre o problema da criminalidade, procurando as respostas que ainda não possuímos e buscando as saídas possíveis.

As iniciativas são voltadas à capacitação e oferta de oportunidades de trabalho às pessoas em privação de liberdade e também às egressas do sistema prisional e das medidas socioeducativas.

No Programa Pró-APAC, as ações são desenvolvidas em parceria com as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, que têm sua base principal fundamentada na valorização e formação humana de detentos do sistema prisional. O Minas Pela Paz atua na permanente melhoria da gestão das unidades e também na qualificação e profissionalização dos “recuperandos”, como são chamados os detentos nas APACs, com impacto direto em empregabilidade e retorno produtivo para a sociedade.

No Projeto Trampolim o foco são os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, que recebem todo o suporte e acompanhamento para a participação em programas de aprendizagem, que aliam estudo e trabalho com geração de renda, abrindo portas para caminhos repletos de responsabilidade e novas posturas perante a vida, a família e a comunidade onde estão inseridos.

As ações desenvolvidas e resultados alcançados são de fundamental importância para a construção e desenvolvimento da cidadania de pessoas em privação de liberdade. A promoção da cultura de paz é o que nos move. Por isso, acreditamos no fortalecimento da corrente do bem e dos valores humanos mais positivos para que possamos viver em um mundo mais justo e mais digno para todos.

Enéas Melo, gerente de projetos do Minas Pela Paz

veja também