minas pela paz

Noticias

Recuperandos da Apac de Pouso Alegre concluem curso de mecânica de automóveis

Capacitação é fruto de uma articulação do Minas Pela Paz com o Sistema FIEMG, Fiat, Tribunal de Justiça de MG e FBAC

A APAC de Pouso Alegre teve um importante motivo para celebrar uma das últimas semanas do ano de 2015. Na quinta-feira, 17/12, a APAC (Associação de Promoção e AssistÇencia aos Condenados) realizou a entrega de certificados a 28 recuperandos capacitados pelo curso de Mecânica Básica de Autos. A capacitação é fruto de uma parceria do Programa Regresso – iniciativa do Minas Pela Paz para a promoção de qualificação profissional e geração de renda aos recuperandos – com o Sistema Fiemg, por meio da Escola Móvel Sesi/Senai, a Fiat Chrysler Automobiles, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O curso de Mecânica teve suas primeiras turmas em 2015 e formou, ao todo, 84 recuperandos nas APACs de Sete Lagoas, São João Del Rei e Pouso Alegre. A proposta diferenciada da capacitação, desenvolvida em parceria com a montadora, virou objeto de desejo dos recuperandos e das APACs. “Construímos junto com a Fiat, por meio do ISVOR Fiat – Universidade Corporativa da empresa, e a Escola Móvel do SESI/SENAI uma nova metodologia para a aplicação dos conhecimentos, utilizando como base a experiência de uma empresa atuante no mercado”, explica Maurílio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz, destacando a doação pela empresa de dois carros, equipamentos e o instrumental necessário para as atividades.

A cerimônia de formatura foi marcada pela alegria e satisfação dos recuperandos. Segundo o superintendente-geral da APAC, Rogério Morais Barroso, a realização do curso foi um presente de Natal para a unidade. “Nós trabalhamos a recuperação do ser humano e, nesse processo, é fundamental que ele tenha uma profissão que possa ser colocada em prática lá fora. Quando nós olhamos para os apenados sentimos que, muitas vezes, lhes faltou oportunidade. Agora, o curso lhes dá uma grande chance de ter uma carteira assinada, descobrir uma vocação e crescer em uma profissão”, acredita Barroso.

Em 2016, a capacitação percorrerá outras unidades da APAC no Estado de Minas Gerais.

 

veja também