minas pela paz

Noticias

Resoluções para um novo ano – por Maurílio Pedrosa

O tempo sempre nos dá a oportunidade para recomeçar e o amanhecer de um novo ano restaura a nossa esperança por algo melhor. O que aconteceu ontem já está feito, é passado. O que nos importa é o agora, momento em que começamos a construir a realidade do futuro.

Se o ano de 2015 deixou uma lição a todos nós, frente a seus desafios sociais, econômicos e políticos, foi a necessidade de respeitar o outro, possibilitando a ele aquilo que se deseja para você mesmo. Acreditamos que o desenvolvimento de uma sociedade é consequência da equidade das relações e do compartilhamento de objetivos e responsabilidades.

É hora de romper com a atitude de sempre encontrar culpados, quando nós mesmos, muitas vezes, não fazemos a nossa parte. Mais do que uma mudança de postura individual, é preciso instaurar uma cultura colaborativa em prol de uma causa maior: o bem social. E que tal começar essa transformação hoje?

Te convido a olhar sistematicamente ao seu redor para analisar qual o impacto positivo ou negativo das suas ações na vida do outro. Esta autorreflexão precisa ser sincera e você deve estar preparado para se surpreender com os resultados. Em seguida, trace um plano de ação com necessidades de mudança, seja no nível pessoal, familiar, profissional ou comunitário. Estas podem ser as metas que você deverá perseguir ao longo do ano. A metodologia é simples, mas com dedicação pode trazer importantes resultados.

Digo isso, pois o Minas Pela Paz nasceu de uma análise como esta. A entidade do terceiro setor comprometida com a promoção da inclusão social e da cultura de paz é fruto da reflexão de presidentes de importantes empresas do Estado, reunidos no Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Ali eles desempenham seus papeis de empresários e cidadãos, que cientes de sua importância social, buscam caminhos e soluções para problemas que afetam diretamente a sociedade, como a segurança pública e a educação.

Assim, há quase nove anos, o Minas Pela Paz promove, junto com seus parceiros – instituições públicas, empresas privadas e sociedade civil -, significativas mudanças sociais, por meio de seus projetos, que já beneficiaram mais de 70 mil pessoas. Seja na frente de desenvolvimento ou defesa social, o Minas Pela Paz mantém sua crença no ser humano e o empodera para que seja capaz de conquistar sonhos e ser protagonista na transformação da sua realidade.

Se esse é um tempo de desejos e compromissos, ouse, vá além e trace os caminhos para fazer a diferença em sua comunidade, nos ajudando na desafiadora missão de promover a cultura de paz. É o momento de lançar sementes. Provavelmente, encontraremos algumas pragas no caminho. Mas, certamente, a colheita será resultado das atitudes que tomarmos. Como já dizia o Papa Francisco, “Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica”. E queremos compartilhar boas notícias no ano que está aí. Vamos juntos? Esteja conosco pelos sites www.minaspelapaz.org.br e www.facebook.com/institutominaspelapaz

Maurílio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz

ano novo

veja também