minas pela paz

Noticias

RESPONSABILIDADE CIDADÃ – por Maurilio Pedrosa

“A sua denúncia aparece, você não”. A partir desse compromisso com a população, o Minas Pela Paz e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais lançaram, este mês, uma campanha de mobilização para o uso do serviço 181 Disque Denúncia.

O 181 é um número telefônico que recebe dos 853 municípios de Minas Gerais informações sobre crimes e sinistros. As denúncias são apuradas e encaminhadas para averiguação e ação das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Resultam em benefícios diretos e muito significativos para a sociedade, como a apreensão de drogas, armas, munições, cargas, CDs e DVDs piratas, além do combate a jogos de azar e crimes ambientais, resgate de animais silvestres e vistorias em edificações.

Exemplificamos concretamente o resultado da exitosa parceria entre o cidadão e o poder público: a partir de uma denúncia foi desmantelada uma organização criminosa que atuava nas rodovias do Estado roubando cargas e fazendo a receptação de produtos. O denunciante informou o local onde os criminosos escondiam a carga e a Polícia Militar montou uma operação que prendeu sete pessoas envolvidas e apreendeu as cargas roubadas.

Assim como essa, outras 680 mil denúncias foram realizadas ao longo dos últimos 10 anos, demonstrando como uma atitude pode ser tão efetiva no trabalho em prol de cidades mais seguras.

A campanha de divulgação do 181 foi criada voluntariamente pela agência Leo Burnett Taylor Made e está sendo veiculada gratuitamente pela televisão, rádio, jornal e revistas. O engajamento dos mais expressivos veículos de comunicação de Minas Gerais reflete o que se espera da campanha, que é o envolvimento direto da sociedade, exercendo a sua responsabilidade cidadã e apoiando o poder público no enfrentamento da criminalidade.

Conheça as peças pelo site www.minaspelapaz.org.br

veja também