minas pela paz

Noticias

SUA DENÚNCIA APARECE, VOCÊ NÃO – por Maurílio Pedrosa

Os últimos anos têm sido marcados por uma intensa mobilização social no Brasil, tanto no mundo virtual como no presencial, especialmente nas ruas de grandes cidades do Brasil. As manifestações realizadas demonstram a força e a importância da participação coletiva e organizada para o exercício da cidadania, seja para protestar, cobrar resultados, demonstrar insatisfação ou demandar mudanças.

Nesses momentos presenciamos o potencial de engajamento das pessoas e ressaltamos que tão importante quanto manifestar é colaborar para a melhoria de grandes questões sociais, como a segurança pública, uma das principais demandas da população em suas reinvindicações cotidianas.

Em Minas Gerais, a população tem um poderoso instrumento de participação social no enfrentamento da criminalidade: O Disque Denúncia 181. Um número telefônico pelo qual podem ser feitas denúncias de crimes e sinistros com garantia de sigilo e de anonimato para o denunciante. As informações recebidas subsidiam o trabalho das Polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais. Os resultados surpreendem.

Para que se possa mensurar a efetividade do 181, desde que foi implantado, há nove anos, os informes recebidos da população resultaram na prisão/apreensão de: 133 mil pessoas; 31 toneladas de drogas; 15 mil armas de fogo; 185 mil munições para armas e de R$ 35 milhões do tráfico de drogas. Além disso, denúncias registradas ajudaram no combate a jogos de azar; crimes ambientais – como criação e tráfico de animais silvestres; e na prevenção de acidentes fatais pela ação do Corpo de Bombeiros.

O Minas Pela Paz, que nessa parceria faz a cogestão do 181 Disque Denúncia, reforça o convite para que você exerça a sua responsabilidade cidadã e divulgue, com a certeza de que estará contribuindo efetivamente para um estado mais seguro e melhor para se viver.

Maurílio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz

veja também