minas pela paz

Noticias

TRAGÉDIA EM NÚMEROS – por Maurilio Pedrosa

A recente publicação do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública explicita com dados concretos e estarrecedores a situação da violência ano após ano no Brasil. Em 2017, nada menos do que 63.880 vidas foram tiradas de forma intencional no país, numa média de 175 pessoas mortas por dia. Esse absurdo volume é 2,9% maior do que o registrado no ano anterior e, infelizmente, segue sem uma perspectiva concreta de mudança significativa no curto prazo.

O enfrentamento à tamanha violência não pode ser esperado somente do governo ou da polícia. Sim, a atuação competente e integrada de governantes e policiais é urgente. Para que ela se potencialize, no entanto, é fundamental a participação da sociedade civil organizada, seja na divulgação de dados confiáveis, seja em ações de prevenção e enfrentamento direto à violência.

O Minas Pela Paz, há 11 anos, se dedica a essa causa, promovendo a cultura de paz pelo viés da educação e do trabalho. Em seus programas, qualifica profissionalmente e abre portas no mercado de trabalho para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e para detentos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), pessoas que cometeram delitos, cumpriram suas penas e desejam uma reintegração produtiva e pacífica na sociedade.

Além disso, o Minas Pela Paz traz em sua essência a mobilização e articulação das principais empresas de Minas Gerais, com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e outras organizações não governamentais em ações de inclusão social e redução da reincidência criminal. Por mais desafiadora que ainda seja a situação da segurança pública em Minas Gerais, o estado figura como o quarto estado com menor índice de mortes violentas intencionais e a atuação integrada de todos os setores, sem dúvida, contribui para essa posição.

Mais do que indignação, esperamos que os trágicos dados demonstrados no Anuário de Segurança Pública provoquem a consciência de que todos precisam agir para reverter o cenário de guerra que o Brasil vive hoje. Não espere do outro, somente, a solução para um problema que assombra cada família e cada cidadão brasileiro. Faça a sua parte, seja através de suas atitudes ou do seu exemplo: persevere na busca da paz.

Maurilio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz

veja também