minas pela paz

Noticias

Voluntariado e solidariedade – por Maurílio Pedrosa

Um estudo realizado pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), o “World Giving Index 2012 – A global view of giving trends”, mostra que o Brasil está entre os dez países como maior número de voluntários, somando18 milhões de pessoas.

 Milhares de brasileiros, anônimos, praticam diariamente o bem ao próximo, sem se preocupar em receber algo em troca. Diferentemente do que acontecia até os anos 90, quando o voluntariado era sinônimo de assistencialismo, ser voluntário, hoje, é uma atitude permanente, que gera valor para a comunidade.

 Onde quer que estejamos, há oportunidades para a atuação voluntária, basta sensibilidade para identificá-las, boa vontade e compromisso para encará-las.

 O voluntariado é uma atividade informal e, muitas vezes, pouco estruturada, que tende a ser interrompida frente à primeira dificuldade e/ou prioridade do cidadão que se dispõe a estender suas mãos ao próximo. Portanto, o planejamento é essencial para a sua perene realização e assertividade.

 Esta é a proposta do projeto BH Capital da Solidariedade. A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte objetiva promover a cultura do voluntariado transformador e sustentável no município, a partir da criação de um sistema funcional que integre oportunidades e voluntários.

 O projeto terá como base alianças intersetoriais, que darão suporte à promoção de transformações sociais sustentáveis por meio da participação voluntária e do exercício pleno da cidadania.

 A iniciativa é inspiradora e desafiante, afinal, o voluntariado está arraigado no DNA do Minas Pela Paz. O nosso trabalho em prol da promoção da cultura de paz teve origem no  trabalho voluntário de presidentes e diretores das maiores empresas de MinasGerais, que decidiram buscar, juntamente com governos e sociedade civil organizada, alternativas para questões relacionadas à defesa e desenvolvimento social. Hoje, agregamos continuamente novos parceiros dispostos a doar seu tempo e seu precioso conhecimento em favor do próximo.

 Nossa experiência nos permite contribuir para o trabalho do Comitê de Planejamento e Apoio do projeto BH Capital da Solidariedade, formado por representantes do setor público, empresarial e organizações da sociedade civil. Nossa função é debater as oportunidades,construir a metodologia e a dinâmica do projeto, lançando, assim, as sementes para que a iniciativa cresça em solo fértil e frutifique.

 A experiência do trabalho voluntário é transformadora, desde que todas as relações que o conectam estejam baseadas na alteridade. É preciso se desprender dos preconceitos enraizados, dos medos e das vaidades. Se a sua contribuição, por menor que seja, promover uma melhoria na vida do outro, seja ela tangível ou não,já terá valido a pena.

 O voluntariado compartilha entre os seus o sentimento de contribuição, de construção de uma sociedade mais justa, igual e fraterna. Aceite este desafio.

 Gestor do Minas Pela Paz

hojeemDia02.10.2015

veja também